
São Marcos - O menino Ramiro, que sofreu um grave acidente durante a abertura do 13º Rodeio Crioulo Nacional e 2º Internacional de São Marcos, na última quinta-feira (4), apresenta uma recuperação considerada rápida pelos médicos e familiares. O caso mobilizou a comunidade pela gravidade do ferimento, causado por um objeto que perfurou a região do pescoço após uma queda de cavalo.
Segundo a mãe, Pricila, aproximadamente 12 centímetros do cabo do relho atingiram o pescoço da criança, alcançando a região da traqueia. Após ser socorrido no Hospital São João Bosco, em São Marcos, Ramiro foi transferido para o Hospital Geral, em Caxias do Sul, onde permaneceu sedado e entubado nas primeiras horas após o atendimento.
Na sexta-feira (5), a família informou que o menino já não estava mais sedado e havia sido desentubado com sucesso. No sábado (6), veio a confirmação de que ele havia sido transferido da UTI para um quarto, ainda sem previsão de alta, mas com evolução considerada acima do esperado dentro do quadro clínico inicial.
De acordo com relatos da família, os exames médicos indicaram que o objeto não atingiu órgãos vitais nem grandes vasos sanguíneos. Pessoas que prestaram os primeiros socorros no local foram decisivas para o atendimento imediato, inclusive na retirada do objeto que causou a perfuração.
“A gente agora, analisando tudo isso, é Deus, porque não pegou nenhum orgão, não pegou nenhuma veia, sabe? Nada, nada, nada. Se tivesse sido mais pra cima ou pra baixo… Podia ter afetado tantos órgãos, coração, aorta, sabe? Tanta coisa, mas não, ele entrou num lugar onde ficou ‘tudo bem’, sabe? Eu pedi muito, eu acredito muito em Deus. No poder da fé, né? E eu pedi, eu só pedi assim, que as pessoas rezassem, pedisse as outras pessoas que fossem amigos, enfim, que rezassem. E eu tenho muita certeza que o Ramiro teve essa melhora, assim, em função da nossa fé, dos grupos de orações, de tanta energia boa que foi colocada e enviada para o Ramiro”, relatou a mãe.
Neste domingo (7), Ramiro passou por novos exames de raio-x para avaliação do pulmão e da traqueia. Conforme a família, o menino está falando e se alimentando normalmente.


O acidente ocorreu enquanto a criança auxiliava no manejo do gado dentro da cancha, montada a cavalo, quando uma vaca retornou de forma inesperada, assustando o animal e provocando a queda. Desde então, o caso despertou grande comoção em São Marcos e na Serra Gaúcha.