Depois de três anos de obras, a Igreja Matriz São Pedro de Garibaldi terá 90% de sua originalidade restaurada e novamente disponível ao grande público. O dia 3 de dezembro de 2019 será marcado pelo anúncio da finalização da obra de restauro. O trabalho teve início ainda em 13 de fevereiro de 2017.
A Igreja foi restaurada entre 2017 e 2019. Conforme o pároco, Frei Jadir Segala, “A Matriz São Pedro representa a visibilidade da Fé que nos foi legada pelos nossos pais. O investimento total está na casa de 2,6 milhões de reais, e foi assegurado por recursos da Paróquia e doações espontâneas. As doações de empresas e pessoas físicas que permitiram finalizarmos a obra, somam aproximadamente 1 milhão de reais.”
A arquiteta responsável pelo restauro é Iris Schmitt. A equipe de execução foi a ARS Restauros, de Salvador do Sul, especializada em obras de patrimônios religiosos.
Detalhamento do Restauro
A ação inicial exigiu o estudo da verdadeira história da Igreja e suas nuances. Assim, foram descobertas as cores, texturas e desenhos originais e iniciou-se o trabalho de restauração. Primeiramente, foi restaurado o altar central e as abóbodas do altar, bem como suas paredes. Depois, foi recuperado o piso do altar que estava encoberto por um revestimento, em uma das reformas anteriores.
Em seguida, o restauro deu-se na nave central, nos forros e preparação das colunas, seguindo-se para a nave lateral direita e nave lateral esquerda, bem como os altares menores.
A iluminação e a sonorização foram idealizadas neste momento. As colunas internas receberam pintura marmorizada. Por último, foram recuperados os pisos originais em ladrilhos hidráulicos. A iluminação foi renovada, dando uma legibilidade de intervenção sem danificar em nada a construção, e foram adquiridos novos lustres.
As portas foram todas recuperadas e agora podem ser vistas em cor de madeira natural. Da mesma forma, houve a completa recuperação do telhado, repintado em sua cor original e consertado a fim de evitar infiltrações que possam danificar todo o trabalho.
Foi realizada, ainda, a pintura externa da Igreja. Todos os Santos, Via Sacra e outros importantes símbolos que se encontravam no interior da Igreja foram retirados a fim de preservá-los e recuperá-los. Os objetos já foram devolvidos aos seus lugares. Está em fase final a instalação da iluminação. O restante está plenamente concluído.
Fotos: Raquel Biondo