Cidades

Paróquia São Pedro de Garibaldi conclui obra de restauro da Igreja Matriz

Os restauros demoraram 3 anos para serem concluídos e o investimento total chegou a R$ 2,6 milhões

Paróquia São Pedro de Garibaldi conclui obra de restauro da Igreja Matriz Paróquia São Pedro de Garibaldi conclui obra de restauro da Igreja Matriz Paróquia São Pedro de Garibaldi conclui obra de restauro da Igreja Matriz Paróquia São Pedro de Garibaldi conclui obra de restauro da Igreja Matriz
Paróquia São Pedro de Garibaldi conclui obra de restauro da Igreja Matriz

Depois de três anos de obras, a Igreja Matriz São Pedro de Garibaldi terá 90% de sua originalidade restaurada e novamente disponível ao grande público. O dia 3 de dezembro de 2019 será marcado pelo anúncio da finalização da obra de restauro. O trabalho teve início ainda em 13 de fevereiro de 2017.

A Igreja foi restaurada entre 2017 e 2019. Conforme o pároco, Frei Jadir Segala, “A Matriz São Pedro representa a visibilidade da Fé que nos foi legada pelos nossos pais. O investimento total está na casa de 2,6 milhões de reais, e foi assegurado por recursos da Paróquia e doações espontâneas. As doações de empresas e pessoas físicas que permitiram finalizarmos a obra, somam aproximadamente 1 milhão de reais.”

A arquiteta responsável pelo restauro é Iris Schmitt. A equipe de execução foi a ARS Restauros, de Salvador do Sul, especializada em obras de patrimônios religiosos.

Detalhamento do Restauro
A ação inicial exigiu o estudo da verdadeira história da Igreja e suas nuances. Assim, foram descobertas as cores, texturas e desenhos originais e iniciou-se o trabalho de restauração. Primeiramente, foi restaurado o altar central e as abóbodas do altar, bem como suas paredes. Depois, foi recuperado o piso do altar que estava encoberto por um revestimento, em uma das reformas anteriores.

Em seguida, o restauro deu-se na nave central, nos forros e preparação das colunas, seguindo-se para a nave lateral direita e nave lateral esquerda, bem como os altares menores.

A iluminação e a sonorização foram idealizadas neste momento. As colunas internas receberam pintura marmorizada. Por último, foram recuperados os pisos originais em ladrilhos hidráulicos. A iluminação foi renovada, dando uma legibilidade de intervenção sem danificar em nada a construção, e foram adquiridos novos lustres.

As portas foram todas recuperadas e agora podem ser vistas em cor de madeira natural. Da mesma forma, houve a completa recuperação do telhado, repintado em sua cor original e consertado a fim de evitar infiltrações que possam danificar todo o trabalho.

Foi realizada, ainda, a pintura externa da Igreja. Todos os Santos, Via Sacra e outros importantes símbolos que se encontravam no interior da Igreja foram retirados a fim de preservá-los e recuperá-los. Os objetos já foram devolvidos aos seus lugares. Está em fase final a instalação da iluminação. O restante está plenamente concluído.

Fotos: Raquel Biondo