Comportamento

Para incentivar a leitura, 'Gelotéca' é colocada em frente à escola do Industrial, em Farroupilha

Foto: Divulgação/Escola Santos Anjos
Foto: Divulgação/Escola Santos Anjos

Desde o último sábado (17), o bairro Industrial, em Farroupilha, passou a contar com uma novidade. Trata-se da Gelotéca, projeto de incentivo a leitura promovido pela Escola Municipal de Educação Infantil dos Anjos Industrial.. A intenção do projeto é levar livros não apenas para os alunos e suas famílias, mas para toda a comunidade do bairro. A Gelotéca fica em frente à escola, na Rua Antônio Benevenutti, 121.

Conforme a diretora, Carolina Wegner, a ideia surgiu ainda no ano passado, como uma maneira de atrair a comunidade para se mostrarem mais presentes e compreenderem que a escola tem uma função social de transformação. Os livros foram doados pela Biblioteca Pública Olavo Bilac.

Ela diz que o período da pandemia gerou uma necessidade de resgatar as famílias da escola. Porém, a equipe decidiu por estender para todos a oportunidade.

“Qualquer pessoa pode retirar um livro e devolver quando puder, a ideia é que a geladeira esteja sempre abastecida. Hoje tivemos contatos de pessoas que querem doar livros, e podem depositá-los lá. A geladeira é da comunidade. Se os livros não voltarem, não tem problema, certamente estarão em mãos corretas, fazendo o papel de ampliar o conhecimento de alguém”, disse.

A geladeira foi buscada junto à uma loja de concertos. Ela já estava sem motor e passou por uma reforma, como pintura e colagem de adesivos, antes de ser colocada no lugar.

Alunos, pais e a comunidade podem doar livros, que passarão por uma triagem e depois serão colocados à disposição de todos dentro da Gelotéca.