Opinião

Vereadores, uma foto 3 x 4 borrada

Vereadores, uma foto 3 x 4 borrada

É muito interessante notar que a classe política sempre tenta mostrar que não é bem assim. Há gente séria na política e os safados são exceção. Por dever de ofício me relaciono com políticos, admiro alguns e custo a entender como se submetem à pressão por uma vontade partidária que afronte sua convicção pessoal. Também a pressão das eleições e o jogo sujo é algo quase inominável.

O vereador precisa se posicionar, enfrentar resistências, votar contra os interesses de uns e votar de acordo com o seu partido, que pode ou não estar alinhado com os interesses do executivo. Mas há momentos em que o desgaste é desnecessário. Tolo até, e parece simplesmente um desafio à inteligência do povo.

Estes vereadores de Bento Gonçalves que aí estão concorreram e se elegeram para um trabalho de duas sessões semanais. Dois meses após assumirem mudaram as regras e voltaram a trabalhar uma vez por semana. Gol contra, involução, desprestígio ao próprio trabalho. Com a velha desculpa esfarrapada de economia. Não cola.

Quando se elegeram, sabiam que a sessão eram às 18 horas. Agora mudam o regimento interno e a sessão vem para o meio da tarde. Como sabiam ser uma emenda que causa desgaste, oito vereadores a subscreveram de modo a dividir o desgaste. De novo em nome da economia, mas nem forçaram muito porque sabiam que ninguém acreditaria.

Bom lembrar que a proposta original da mesa diretora mantinha o horário original. Mudaram por um inconfessável desejo de trabalhar sem pressão popular, no meio da tarde. Não há argumento plausível para esta mudança.

São praticamente nove meses de mandato e já dá pra ter uma fotografia 3×4 desta legislatura. Ficou borrada. Sinceramente, estou decepcionado. Mas espere aí, como é que alguém na minha idade ainda se decepciona com políticos que não querem prestar contas à população? Pois é. Tá lá no primeiro parágrafo: “me relaciono com políticos e admiro alguns”.