Opinião

Seu pet come grama?

Seu pet come grama?

Listamos mitos e verdades sobre este hábito tão comum em cães e gatos:

1. Problemas digestivos: comer grama tipicamente não é sintoma de um problema digestivo maior, embora eventualmente os pets possam procurar pelo verde quando não estiverem se sentindo bem.

2. Limpeza de parasitas: plantas como grama e folhas podem ajudar a limpar o trato intestinal, removendo parasitas. Por outro lado, o hábito de comer grama também pode expor o animal a parasitas se a grama estiver contaminada. Lembre-se de manter a vermifugação em dia ou realizar exame de fezes para diagnosticar possíveis verminoses.

3. Problemas de comportamento: alguns cães e gatos podem comer grama porque estão ansiosos ou entediados, e em alguns casos este hábito pode até se tornar um transtorno mais grave. O fato de estar junto ao verde e ter algo para mastigar, é uma maneira muito comum dos cães se ocuparem e dissiparem o stress.

4. Deficiências nutritivas: Isso é um mito. Hoje em dia, como a maioria dos pets é alimentado com rações balanceadas, que contém todas as vitaminas e minerais, o fato de comer grama não significa que haja uma deficiência nutricional e que o pet esteja buscando compensá-la.

Sher Steffenon

Médica Veterinária Oncologista – CRMV – RS 14050

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (Porto Alegre, 2015), atua na área de clínica e cirurgia de cães e gatos desde a sua formação. Possui pós-graduação em Oncologia de cães e gatos pela Faculdade ANCLIVEPA (São Paulo, 2019) prestando atendimento oncológico especializado em toda região da serra gaúcha. Possui consultório fixo na Amici Pet Spa e Cuidado Veterinário em Bento Gonçalves.