Texto escrito pela educadora física Abigail Somacal (Licenciatura em Educação Física / Bacharel em Educação Física / Pós graduanda em Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico / CREF 027828-G/RS)
Escrever sempre foi muito fácil para mim, adoro falar, explicar, dialogar, citar, principalmente falar sobre o nosso corpo, sobre a fisiologia do corpo humano, sobre dicas, técnicas… Mas ultimamente venho sentindo uma necessidade cada vez maior de falar de um assunto um tanto quanto delicado, do qual não sou completamente experiente, uma mera pesquisadora e estudante do assunto, com minúscula experiência através do meu trabalho com pessoas: vamos falar sobre saúde mental.
Dá um nervoso, sabia? É tão simples escrever sobre saúde e estética, fisicamente falando. Apesar de achar, particularmente, que todo o ser humano deveria fazer terapia, eu estou constantemente buscando evolução emocional, e, ultimamente, vejo-me ajudando ou simplesmente conversando com diferentes pessoas, algumas que eu nem conheço, mas encontro, quase todas as vezes, as mesmas características.
Estamos passando por um momento muito crítico, quase possível de manter um equilíbrio. As mais difíceis situações da vida são aquelas que saem do nosso controle, e vou contar um segredo: eu passei a viver muito melhor quando compreendi que não devo gastar energia com coisas que não dependem somente de mim. Vivemos a mais de um ano uma pandemia, que afetou empregos, investimentos, relacionamentos e infelizmente não conheço ninguém que não tenha sido afetado em algum aspecto por conta disso (e eu conheço bastante gente, eim).
Esse é o momento que mais devemos cuidar de nós, e pela primeira vez, não estou falando da saúde do nosso corpo, fisicamente, e sim mentalmente. Eu quero dar um conselho: antes de cuidar da sua aparência física cuide do seu emocional, não adianta sermos lindos por fora e emocionalmente “desorganizados” por dentro.
Vamos aproveitar esse tempo tão complicado de mudanças para nos entendermos, compreendermos quais crenças limitantes a gente possa ter, se carregamos alguma raiz, que muitas vezes é, inconscientemente, responsável pelas nossas atitudes e escolhas, nos questionar do porquê repetimos alguns ciclos da vida e temos dificuldade de encerrar outros.
Eu já falei muito sobre composição corporal, melhor metodologia de treinamento para tipos específicos, caracterizei diferentes objetivos e resultados com atividades físicas, tudo muito específico, particular. Mas hoje escrevo para todos: cuide do seu pilar emocional, pois sem o equilíbrio dele podemos ter o mundo aos nossos pés, mas continuaremos nos sentindo sozinhos, buscando que outras pessoas ou coisas preencham um vazio que só nós mesmos podemos preencher.
Passe um tempo consigo mesmo e cuide se si, tenho certeza que muita coisa vai mudar aí dentro, como consequência as mudanças externas também virão. Faça uma rotina de atividades para fazer com você e para você. Se estiver com dificuldades, procure ajuda profissional.
E por fim, claro, mantenha sua rotina de exercícios físicos em casa! Se necessário, retorne algumas colunas e leia sobre exercício físico como tratamento do estresse.