No momento que escrevo este artigo, estamos vivenciando a sétima queda seguida do dólar. A desvalorização está chamando a atenção dos brasileiros. Principalmente, porque espera-se que essa queda de alguma forma diminua a pressão inflacionária e os preços de combustíveis, alimentos e insumos parem de subir.
Pois bem, acredito que entender o que está acontecendo é vital para nos prepararmos para o futuro. Por isso, neste momento, é importante saber por que o dólar está em queda.
Um dos motivos é o diferencial de juros entre a economia brasileira e americana. Enquanto aqui o juro é de 11,75%, nos Estados Unidos o juro é apenas de 0,5%. Essa diferença faz com que o investidor troque o dólar pelo real em busca de maior rendimento. No mercado financeiro essa prática tem o nome de carry trade.
Além disso, o mercado brasileiro parece estar barato para o investidor estrangeiro. Isto é evidenciado pelo fluxo de capital estrangeiro entrando na bolsa brasileira. Só em março o saldo é positivo em R$20,97 bilhões, no ano chega a R$83,59 bilhões. Convenhamos, não é pouco dinheiro. Podemos citar também a forte alta das commodities, pois o Brasil é um país com forte exportação agrícola, logo, mais dólares entram na economia.
Portanto, a soma destes fatores está trazendo um grande volume de dólar para a economia brasileira, o que faz com que a cotação da moeda estrangeira caia. Bom para o brasileiro que se beneficia por ter uma moeda mais forte. Mas vamos ver até quando este movimento durará.