Meados dos anos 80, um alemão magrinho, ainda com o cheiros dos corredores da faculdade chegava em Bento e a grande expectativa de todos era em torno da Fenavinho. Scheila Telli estava sendo coroada Imperatriz e havia cantoria italiana em cada esquina. Foi uma imersão a uma nova cultura que eu mal podia disfarçar, me fascinou.
Claro, boa parte do fascínio veio da gastronomia. Rapidamente incorporei 12 quilos e a replicante melodia de “Mérica, Mérica”, que depois de um certo tempo parece uma urticária a incomodar.
Pois este final de semana permitiu escapadelas ao passado.
Em Monte Belo o Polentaço é a celebração do alimento que foi e é muito apreciado na região. A festividade congrega, dança, vinhos, música e o encontro de pessoas que andaram afastadas nos últimos dois anos. O final de semana ensolarado depois do inverno antecipado da semana passou a régua para o resultado óbvio: a alegria, que deveria ser de todos os finais de semana.
A Fenavinho é marca da cidade – formalmente do CIC – já teve seu apogeu e enormes dificuldades tempos depois. Dias difíceis, de dívidas, de interesses políticos e de desvios de rota com enredos rocambolescos ou carnavalescos.
Pois a festa voltou pela determinação de uns, inspirados na memória de outros. A marca dos 50 anos foi determinante para o ressurgimento. Hoje a festa é menor. Cabe dentro e fora da ExpoBento. E aqui está um dos segredos desta nova vida. A Fenavinho começa antes da ExpoBento e traz a alegria para as ruas. Vinho Encanado e Desfile de gente, de nossa gente, não de alegorias.
Confesso que não me empolgava com os desfiles temáticos. Mas no domingo vi a alegria e o orgulho daquela gente do interior. Cantam, abanam e brincam. Distribuem vinho, biscoito e sorrisos contagiantes. Parabéns à direção comunitária da festa que entendeu não haver Fenavinho sem dois elementos essenciais além dos derivados da uva: a tradição e as pessoas. Parabéns às comunidades dos distritos que aceitaram o desafio trazido pela direção da festa.
Vinho encanado, desfile na via Del Vino, poenta e pessoas felizes. Que final de semana meus amigos.