Comportamento

Professor Firmino Splendor é agraciado com portaria de Louvor em Bento

Seis décadas de dedicação a em formar enólogos deram ao professor uma reputação sem igual no setor

Professor Firmino Splendor é agraciado com portaria de Louvor em Bento

O professor respeitado por inúmeras turmas de enólogos formados em Bento Gonçalves Firmino Splendor, 81 anos, foi homenageado na noite de terça-feira, 22, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.

Empreendedor vitivinícola, ele acumula mais de seis décadas dedicadas à Viticultura e Enologia, e recebeu uma Portaria de Louvor e Agradecimento valorizando os relevantes serviços prestados à comunidade.

“Firmino, não está no teu currículo, mas me permita falar aqui. Lá na Igreja São Bento – São Bento que é o Santo dos Vinhateiros – o Firmino tem um parreiral que é ideia dele, lá em 2006. Em 2016, surgiu a Via Sacra dos Vinhateiros, eu estava lá, e foi naquele momento que a minha admiração pela sua pessoa começou a florescer. Me permita, hoje, lhe chamar de ‘seu Firmino’, porque esse dia hoje é todo seu”, celebrou o vereador propositor da homenagem Edson Biasi.

Representando o Poder Público, o secretário Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), Volnei Christófoli, elogiou os vereadores por utilizarem o Plenário para homenagear homens e mulheres tão importantes para a sociedade. “Sempre é importante reconhecermos o trabalho das pessoas que se dedicaram a atuar de forma exemplar tanto eticamente, quanto moralmente, na promoção do bem comum da nossa Bento Gonçalves. Esta honraria é o mais sincero respaldo ao senhor, que formou família e sempre trabalhou em prol do setor vinícola. Tenho certeza que uma terra promissora é composta de pessoas comprometidas com o seu meio e o senhor é extremamente comprometido com tudo o que fez e o que faz”.

Emocionado, o homenageado agradeceu ao vereador Edson Biasi pela indicação e destacou que todas as experiências vivenciadas ao longo da sua trajetória foram conquistas graças a dedicação e instrução. “O homem moderno não dispensa os conhecimentos que só a escola ministra. E não só nos conhecimentos como na educação, que ela proporciona. Receba, pois, ilustríssimo vereador Edson Biasi, nesta solenidade, meu agradecimento pela cordialidade em proporcionar essa honrosa lembrança”.

O presidente Rafael Pasqualotto (Progressistas) enalteceu o homenageado lembrando seus vários títulos como enólogo, professor, escritor, empreendedor e fundador, reafirmando a importância do legado entregue à comunidade de Bento Gonçalves e região. “É uma noite festiva, diferenciada, singular, por inúmeros motivos. Uma justa homenagem tamanho é o seu currículo. Cumprimentar o proponente desta homenagem, vereador e colega Edson Biasi, que teve essa brilhante ideia, deste reconhecimento, que quando vem a está Casa é, nada mais nada menos, que o reconhecimento, é um rito por esta casa, não é fabricado, a Câmara só reconhece todo o trabalho que foi feito”, ressaltou.

A Sessão Solene em homenagem ao senhor Firmino Splendor contou com a presença de inúmeras autoridades e amigos. Entre eles os vereadores Agostinho Petroli (MDB), Ari Pelicioli (Cidadania), Davi Da Rold (Progressitas), Idasir dos Santos (MDB), Sidinei da Silva – Sidi (PSDB) e Thiago Fabris (Progressitas), dos secretários municipais de Cultura Evandro Soares, de Esportes e Assistência Social Eduardo Virissimo, de Finanças Elisiane Schenato, o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) André Gasperin, o presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG) Elson Schneider, o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho Marcos Botton, o chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves Thompson Didoné, o representante da Associação Caminhos de Pedra Silvério Salvati, o pároco da Paróquia Cristo Rei padre Gilmar Marchesini, o Diretor-geral do IFRS Campus Bento Gonçalves, Rodrigo Monteiro, o representante do Lions Clube Bento Gonçalves Cidade do Vinho e ex-governador do Lions Antônio Antunes de Lima, a ex-vereadora Elisabeth Luci Toso Stefenon, o ex-vereador Roberto Antônio Cainelli, o representante do CIC-BG César Anderle, o secretário Municipal de Cultura e Turismo de Monte Belo do Sul Alvaro Manzoni, na oportunidade representando o Poder Público da cidade vizinha, além dos familiares, amigos, alunos e demais admiradores da personalidade homenageada pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves.

UM REALIZADOR

Firmino Splendor nasceu no dia 02 de novembro de 1940, na Linha Graciema, Bento Gonçalves. Filho de Antonio Splendore e Nunciada Maria Gentilla Masetti Splendore, iniciou seus estudo na Escola Fagundes Varela. Em 1960, passou a frequentar a Escola de Viticultura e Enologia onde formou-se como enólogo. Foi estagiário da Agroindústria Vinícola Companhia Mônaco, em 1963, e, em 1976, iniciou carreira como professor de Ciências Físicas e Biológicas no Colégio Nossa Senhora Aparecida. Atuando, também, como professor de Enologia na Escola Agrotécnica Federal e supervisor de Estágio dos terceiros anos de Enologia no Projeto de Vinificação Filiado a Associação Brasileira de Técnicos de Viticultura e Enologia e membro do Conselho Técnico da Uvibra.

Teve inúmeras publicações sobre temas técnico da Uva & Vinho, sendo o primeiro presidente e sócio-fundador da Associação Brasileira de Técnicos em Viticultura e Enologia. Como escritor, lançou inúmeras obras com destaque para o livro “A Epopéia da Uva Isabel no Rio Grande do Sul”.

Com mais de 50 anos de experiência produzindo vinhos, Firmoni Splendor lançou também um Brut – que leva seu nome – preparado no método tradicional, também conhecido como Champenoise. Fundador da Licores Splendor, desde 1998, se destacou como o Melhor Licor Natural do Brasil até o ano de 2017, quando encerrou suas atividades.