Na manhã desta quarta-feira (12), os pais de crianças deficientes auditivas, que são alunos da rede de ensino de Bento Gonçalves, protestaram em frente a sede da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo relatos, o município disponibiliza vagas para os alunos deficientes auditivos na Escola Caminhos do Aprender. No entanto, os profissionais do educandário não possuem qualificação adequada da Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando o ensino deficitário para as crianças.
De acordo com os pais, a escola foi denunciada por descaso e agressão. Segundo denúncia registrada em Boletim de Ocorrência, duas crianças do educandário, uma de 12 e outra de 9 anos, eram constantemente agredidas fisicamente, com tapas na cabeça, e verbalmente, por alguns profissionais, com consentimento da direção da escola municipal. Ainda, os pais relatam que as crianças deficientes auditivas ficaram sem frequentar a escola durante o período letivo de 2019.
O apelo dos pais é de que o poder público de Bento Gonçalves possa disponibilizar transporte para as crianças até a Escola Helen Keller, localizada na cidade de Caxias do Sul, referência regional em educação para surdos. Os pais afirmam que na tratativa, a prefeitura de Bento informou que não teria condições de arcar com o custo do transporte intermunicipal e insistiram que o município conta com a Escola Caminhos do Aprender, que pode atender a demanda.
Com medo de não conseguirem que seus filhos frequentem aulas em 2020, os pais efetivaram um protesto da Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves. Acompanhe o relato de uma das mães clicando abaixo: