Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual do Michigan, EUA, os painéis solares completamente transparentes transformarão janelas em geradores de energia renovável.
Sua aplicação poder ser inúmera, desde o mundo da arquitetura ate no desenvolvimento de automóveis “amigos” do ambiente.
O maior objetivo da pesquisa era chegar na transparência, desenvolvendo um concentrador solar luminescente transparente, que pode ser colocado sobre uma janela, coletando energia sem afetar a passagem da luz.
A tecnologia utiliza moléculas organizas que absorvem comprimentos de onda de luz que não são visíveis ao olho humano, como luz infravermelha e ultravioleta.
Pode ser utilizado em grandes peles de vidro, não mudando a aparência e aproveitando a energia de forma eficiente.
Segundo o New York Times:
“Se as células puderem ser feitas de forma a durarem muito tempo, estes dispositivos poderão ser integrados em janelas de modo relativamente barato, já que grande parte do custo da energia fotovoltaica convencional não é da própria célula solar, mas dos materiais em que é aplicada, como o alumínio e o vidro. O revestimento de estruturas existentes com células solares eliminaria parte desse custo de material.”
Se as células transparentes, no final das contas, se mostrarem comercialmente viáveis, a energia que geram poderia compensar significativamente o uso de energia de grandes edifícios, disse o Dr. Lunt, que começará a lecionar na Universidade Estadual do Michigan neste outono.
“Não estamos a dizer que poderíamos abastecer todo o edifício, mas estamos a falar de uma quantidade significativa de energia, suficiente para coisas como iluminação e energia elétrica diária”, disse ele.