Mulher negra sorrindo dançando em uma festa com decoração festiva.
Imagem: Freepik

1. Amar a si mesmo sobre todas as coisas

Não caia na armadilha de querer fazer tudo, agradar todos, pacificar os perrengues de final de ano das famílias, nem se ache na obrigação de ir a todos os eventos, atender todas as demandas e ainda ficar são e salvo. Final de ano não é o final do mundo, então você não precisa ser a pessoa que vai salvar o planeta, porque no máximo vai conseguir uma dor de cabeça ou uma gastrite.

2. Não usar o nome de Deus, dos planetas, dos signos ou seja do que for em vão

Ninguém criou ou vai resolver os seus problemas de correria de final de ano. Releia o mandamento anterior quantas vezes for necessário. Se não entendeu, não adianta rezar pros amigos imaginários, pedir pra Deus ou culpar o alinhamento dos planetas pela sua falta de tempo.

3. Relaxar nos domingos e festas

Sim, sempre foi assim. Todo ano nas festas tem que decorar, cozinhar, comprar, decidir, reunir, se equilibrar e depois limpar, pagar, trocar. Mas a verdade é que podemos fazer diferente. Não vai doer, prometo! Pelo contrário, uma reunião familiar mais simples e econômica vai dar um novo significado às festas e fazer você relaxar e curtir a família de verdade.

4. Honrar o comércio local.

Chega de uniformes, de tudo igual, de presentes previsíveis. Combine diminuir o consumo com a valorização do comércio local e produção artesanal. Deixe os sites de compras pros dias de chuva e momentos de desespero.

5. Não matar nenhum parente

Sim, tensões ocorrerão. Sim, alguém vai puxar uma briga. Sim, os eleitores de X vão provocar os de Y, e vice-versa. Alguém vai criar climão. Alguém vai chorar. Outros vão quebrar alguma coisa na sua casa. Mas pense, por mais que a vontade de matar mentalmente um parente passe pela sua cabeça, vocês se amam e ano que vem vai ter tudo de novo, e no dia que não tiver mais, você vai sentir falta.

6. Não pecar contra o próprio bolso

Compre, mas com mais moderação do que você come doces ou bebe. Usar o cartão de crédito e cheque especial não significa que você ganhou na mega sena. A conta vai chegar e o boleto vai bater na sua porta antes do carnaval.

7. Não furtar as receitas de família

Aprender o bolo de nozes da tia pra depois fazer e dizer que é sua receita é feio. Levar a sobremesa super-fácil-e-rápida que viu na internet e dizer que foi você que inventou é furto qualificado.

Copiar a salada que a avó fazia e espalhar que ela te deixou como guardiã das receitas dela é crime inafiançável.

8. Não levantar polêmicas familiares

Lembrar que o bisavô trocou um terreno no centro da cidade por um balde de cobre, ouvir da tia que o outro tio dividiu errado a herança, combinar o calendário de uso da casa da praia que dividem, cobrar o dinheiro que emprestou pro cunhado. Sobre todas as alternativas e qualquer outra que se aplique à sua família, só posso te dizer um coisa: NAO É O MOMENTO, E se alguém começar com algum assunto desses, derrube um copo e suje a toalha ou coloque uma música qualquer que todo mundo vai começar a brigar pra colocar sua própria música favorita.

9. Não desejar a vida do próximo

Todo mundo só vai te contar das coisas boas da sua vida, menos a Tia Judite, que vai contar todas as doenças, médicos e remédios que tomou essa ano. Enfim, todo mundo vai falar dos sucessos, conquistas, mas a realidade é que todo mundo passou por perrengues também, e vida glamurosa no Instagram é tão falsa quanto a cor do cabelo da prima candidata à influencer.

10. Não cobiçar o presente dos outros

Se no amigo secreto você ganhou o pior presente; se alguém da sua família te deu de volta, sem querer, um presente que você tinha dado para ela ano passado; se nada do que você ganhou você vai usar, enquanto você se endividou pra comprar presentes legais, releia o Sexto Mandamento e não reclame. Não cobice, aprenda e compre pra você mesma o que você gostaria de ganhar.