Opinião

No novo ano, seja sua melhor companhia

No novo ano, seja sua melhor companhia

Um novo ano inicia e pode até ser que o consenso não seja a verdade absoluta, mas é o que há de melhor no cenário. Portanto, se as pessoas param na virada do ano a fim de estabelecer metas e fazer balanço do período que se encerra, porque não fazê-lo? Trata-se de aprender com o passado e desejar um futuro de realizações.

O balanço que costumo fazer – e ele não é indolor – é sobre pessoas que se afastaram/me afastei no último ano E também sobre aquelas com quem mais passei tempo. Sim, está aí um forte indicativo pra saber em quem estamos nos transformando, o que queremos, em quem nos espelhamos. Estamos falando de valores morais, éticos e exemplos a seguir ou deixar de seguir. Portanto é algo sério e até bíblico: dize-me com quem andas…

Reverenciar e não esquecer dos amigos da infância que deixaram sua marca em nossa formação; com o passar do tempo cicatrizes vão se revelando e feridas vão cicatrizando, mas sempre haverá risos e nostalgia e o saldo tende a ser bem positivo. Buscar novas companhias com potencial de se transformar em amigos pode propiciar novos conhecimentos e valores. O novo e o velho podem conviver harmonicamente em nossa vida. Significa recriar-se sem perder a essência.

Mas, tem algo mais importante ainda e diz respeito à saúde mental. A pessoa que nos acompanha em todos os momentos – sim, na dor e na alegria – somos nós mesmos. A gente passa o tempo inteiro bulindo ideias, formando conceitos, aprovando e reprovando, enfim, julgando. Buscamos expandir nosso conhecimento ou desperdiçamos o tempo em devaneios, que sonhar é lúdico e importante. No meio disso tudo, se der pra espiritualizar e conjugar a alma com fazer o bem, tanto melhor.

“Há um menino, há um moleque morando sempre no meu coração”. A música de Milton Nascimento e Fernando Brant diz da disposição de manter a vivacidade e a inocência da infância e pode tornar o nosso dia mais leve. Trata-se de olhar a vida sob um prisma de otimismo e curiosidade e inquietação.

Não vou me alongar para desejar um excelente 2024. Só queria mesmo era deixar este recado. No novo ano cerque-se de boas pessoas, esteja com a família e não esqueça, procure gostar e conhecer melhor aquela pessoa que você vê toda manhã no espelho.

Auguri!