Grande aposta da Universal Pictures, A Múmia estreia em cinemas de todo o Brasil com o desafio de apresentar o Dark Universe, o universo cinematográfico dos clássicos monstros da Universal Pictures. O ambicioso projeto de franquia tem um objetivo bem claro: Abocanhar uma fatia das milionárias bilheterias das franquias de super heróis da Marvel e DC Comics.
Na trama, que é uma releitura do clássico de terror de 1932, Nick Morton (Tom Cruise) é um militar/caçador de tesouros, que desperta por acidente a rainha Ahmanet (Sofia Boutella), mumificada viva após fazer um pacto com o Deus da Morte. Amaldiçoado, Nick dá início a uma saga que não difere em muita coisa do que já estamos acostumados a ver nos filmes de Tom Cruise: Cenas de ação que incluem muita pancadaria, explosões e recursos gráficos. Tratam-se de sequências bem executadas, mas que no fim das contas, são mais do mesmo para o ator de 55 anos.
A Múmia recorre à tradicional fórmula dos blockbusters de combinar ação com pitadas de comédia e romance – e se convence na ação, deixa a desejar nos outros dois elementos. A novidade fica por conta dos momentos de terror e da linguagem mais sombria que o de costume, que se nota na fotografia e na personagem-tema do filme. Os recursos de mistério e terror, no entanto, vão se perdendo conforme a múmia ganha força e humanidade na trama. O resultado é um filme mediano que não agradou a crítica internacional, que já considera este o pior trabalho da carreira de Tom Cruise.
Por se tratar de um filme que pretende se amarrar a outros do Dark Universe, A Múmia soa como obra não finalizada, sem desfecho para Nick e Dr. Henry Jykell (Russell Crowe). Jykell é o responsável pela missão Prodigium, que estuda e combate o mal do mundo, e terá papel importante para unir os roteiros em filmes futuros.
Pensando nos voos mais altos do Dark Universe, a Universal ‘sacrifica’ o roteiro d’A Múmia ao transformá-la em um trampolim para a franquia. Resta ao público se agarrar na esperança de um futuro melhor com A Noiva de Frankstein, próximo filme da franquia, previsto para 2019.
Fonte: Quem / Foto: Reprodução Internet