O marketing pessoal começa quando o horário de trabalho termina. Ainda mais em tempos de redes sociais, quando as postagens, comentários e até curtidas estão sendo observadas por centenas de pessoas.
Os princípios que seguimos em nosso dia a dia, em casa, com a família, são os mesmos que vão nos guiar em nossa jornada profissional. Somos um único sujeito. As atitudes são universais, não temos como dissociar.
Também partimos da premissa: diga-me com quem andas, que te direi quem és. Jim Rohn, famoso empreendedor, autor e palestrante, certa vez cunhou uma das frases mais utilizadas no mercado de desenvolvimento pessoal: “Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”. Impactante, não? Mas faz todo sentido.
Agora te convido a fazer dois rápidos exercícios: você observa as atitudes dos outros? Caso positivo, certamente as pessoas também estão de olho em você. Caso negativo, te aconselho a observar. Isso te ajudará em muitas escolhas: parceiros comerciais, amigos e até companheiros.
Segunda tarefa. Pare e reflita: quem são suas principais companhias? Será que essas pessoas dividem dos mesmos valores morais que você?
Depois de concluir esses pensamentos, tenho certeza que suas escolhas serão ainda mais refletidas. E também vai entender porque que com o tempo preservamos os verdadeiros amigos, que normalmente cabem em uma mão.