Leonardo Bertelli Piveta
Leonardo Bertelli Piveta

A inflação em abril veio alta novamente. A mais alta para o mês desde 1996. O IPCA registrou 1,06%. Nós últimos 12 meses já atinge 12,13%. Os destaques ficaram novamente para os itens mais básicos, alimentos e transportes. Exatamente aqueles que mais pesam no bolso dos brasileiros.

Nestes momentos, gosto de voltar alguns meses e olhar como os analistas de mercado projetavam o ano. O boletim Focus de 7 de janeiro de 2022 mostrava que a expectativa dos analistas consultados para a inflação em 2022 era de 5,03% no ano.

Ao olharmos para a realidade os números são outros, apenas quatro meses do ano passaram e o IPCA já é de 4,29%. As projeções erraram amargamente. Eu considero este tipo de erro excesso de otimismo, muitos cálculos e pouca atenção no mundo real. Assim, isso pode ter levado muitas pessoas a tomarem decisões erradas e a perderem dinheiro. Porque quem não protegeu o patrimônio contra a inflação nos últimos meses está vendo seu poder de compra ser arrasado.

Para os jovens não há tanto problema, eles têm muito tempo para recuperar o que podem ter perdido. Entretanto, os mais velhos, que pouparam a vida inteira para terem alguma segurança ao se aposentarem, podem sofrer. Eles têm pouco tempo para repor as perdas.