Opinião

Índice Glicêmico

Índice Glicêmico

Neste vídeo, a nutricionista Fernanda Godoy Farto comenta sobre o índice Glicêmico, fator que determina o nível de glicemia no sangue.

O índice glicêmico é uma medida de tempo em que os carboidratos e açucares levam para se tornarem glicose no corpo. Quanto maior o índice glicêmico presente em um alimento podemos dizer que pior é, esse alimento.
Os alimentos que possuem alto índice glicêmico são os carboidratos e açúcares refinados os carboidratos e açúcares simples ou ainda os visualmente brancos. Exemplo: pão, macarrão, arroz, biscoitos, açúcar de cana e todos com a cor branca. As frutas na maior parte também são classificados com médio e alto índice glicêmico. As frutas possuem o sabor doce logo então, são classificadas como uma fonte de carboidrato e de açúcar.
Esses alimentos quando ingeridos são facilmente metabolizados ou seja, transformados em energia porem com essa facilidade de transformação acabam acumulando gordura corporal principalmente na região abdominal . Outra característica de quem possui esse tipo de alimentação e estar sempre com fome pois a queda de energia é muito rápida devido o processo da transformação de energia, fazendo assim que o indivíduo volte a se alimentar muito seguido e assim repete todo o processo tornando um ciclo vicioso e consequentemente acumulando gordura corporal.
Ganho de gordura corporal
Para evitar o processo acima devemos usar os alimentos classificados como baixo e
médio índice glicêmico que possuem a capacidade de fazer simplesmente ao contrario.
Os alimentos são os mesmos: pão, arroz e macarrão porem são integrais. Alimento integral significa que não sofreu nenhum processo de refinamento, esse alimento continua com todas as suas características de origem, ou seja, com as fibras, casca e germe. Quando você ingere um alimento refinado você está ingerindo o resto do alimento. Para entender como funciona a absorção de sse tipo de alimento dentro do nosso corpo é simples, pense que o refinamento desse alimento que é feito através de uma máquina será feito pelo seu corpo, então teremos um trabalho maior consequentemente o gasto energético será maior. Para conseguir absorver essa energia terá que passar pela casca, germe e fibras até chegar no carboidrato isso então leva mais tempo, com esse tempo maior está a famosa saciedade que faz com que o corpo fique mais tempo sem a necessidade de se alimentar tão seguido. No final o resultado é o emagrecimento e ou não acumulando gordura corporal para a manutenção do emagrecimento.
Algumas frutas são classificadas como complexas porem as de alto índice glicêmico são
naturalmente assim e não sofreram nenhum processo industrial.
Emagrecimento
Diabetes tipo II
Essa doença é causada pela falha da produção de insulina que órgão pâncreas produz. A insulina é um hormônio que possui a capacidade de transformar o carboidrato e açúcar em energia. Quando usado em excesso os alimentos de alto índice glicêmico consequentemente há a necessidade de maior produção de insulina com essa repetição o pâncreas para de produzir a insulina, assim, tornando o indivíduo diabético e dependendo de insulina artificial para transformar esses alimentos em energia.