Opinião

Indicação de Procedência, o que é?

Indicação de Procedência, o que é?

Ao comprar um vinho, você pode se deparar com preços mais altos nas prateleiras, e de repente pode avistar um selo de I.P (Indicação de Procedência), que é estampado no gargalo da garrafa.

A I.P é um certificado de origem, concedido a uma determinada região, a qual obedece normas de cultivo, elaboração e até engarrafamento do produto. Essas normas são rígidas, e por isso temos apenas 6 regiões brasileiras com o selo.

Algo que é bem relevante, é que as normas variam de acordo com a região, e suas limitações ou virtudes, cada I.P tem sua própria classificação que é criada através de um grupo de especialistas da área. Ou seja mesmo dentro de um único país, as regras são diferentes e obedecem as técnicas autorizadas da região ou microrregião.

Depois de muitos anos de trabalho para a conquista do selo, é que os produtores e consumidores tem a certeza de qualidade, de um produto com tipicidade e identidade regional de acordo com o Terroir (fatores de solo e clima de uma pequena região), e busca o padrão através do controle de produção.

Sendo assim, após muito trabalho e dedicação, é claro que um produto com I.P vai nos exigir alguns $$ a mais, afinal é algo que passou por um longo processo e nos deixa mais tranquilos, quando a preocupação é… será que é um vinho de qualidade? Sim é.

Portanto, a cultura de certificados de origem, já é muito popular na Europa, levando em conta que este também é um fator que se associa com aquela velha frase “ os vinhos franceses tem uma ótima qualidade“. Então, já podemos e devemos confiar no produto nacional, se a dúvida ainda traz medo, opte pelos vinhos com o selo I.P e tim tim.

Cheers!!!