????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

O Vale dos Vinhedos é um dos pontos turísticos mais visitados da Serra. Tornou-se conhecido no Brasil todo pela sua excelente gastronomia e vinhos de ótima qualidade. As cidades de Garibaldi e Bento Gonçalves compartilham o território do Vale. Porém, não é apenas isto que tem sido compartilhado pelos dois municípios em 2020.

As duas cidades também têm compartilhado a ignorância monstruosa de suas administrações municipais no enfrentamento da crise. Podemos afirmar que pouquíssimas das medidas tomadas por seus governantes foram minimamente sensatas e mostraram o resultado que seus idealizadores anunciaram na segurança de seus gabinetes e de peito estufado.

Em casa quando debatemos sobre as ações dos nossos governantes, minha mãe sempre diz que o problema é a ignorância. Eu sempre argumento que a ignorância anda de mãos dados com a canalhice. Nunca chegamos a um acordo sobre o qual qualidade se destaca mais nos prefeitos da serra. Eles ignoram: a fome, o desemprego, a doença, as mortes, a liberdade. Tomam decisões baseadas em narrativas criadas por semianalfabetos.

Esse vício de ignorar a realidade em prol da construção de um personagem de bom-caráter e zeloso é endêmico dos políticos brasileiros. Um teatro. Contudo, nestes últimos meses o espetáculo tem custado vida e empregos. O show começou com o lockdown em março. Quase todos políticos emitiram decretos ilegais e imorais para fechar estabelecimentos e trancar as pessoas em casa. Essas medidas ignoraram o fato de que, se funcionassem, retardariam o avanço do vírus de modo que ele atingisse a nossa região no inverno. Pico de internações por problemas respiratórios.

Alguns de nossos prefeitos também retiraram bancos das praças ou cercaram-nas com arames e fitas impedindo que as pessoas as usassem. Isso nos leva a crer que as praças não são públicas, mas sim dos prefeitos. Estas idiotices acontecem porque eles ignoram um estudo do estado de Nova Iorque que apontou que 66% dos nova-iorquinos contaminados estavam em casa e outro estudo da UFPel que apontava para alta contaminação em casa. Não só isso, outros estudos mostraram que a vitamina D, adquirida com exposição ao sol, ajuda a reforçar o sistema imunológico (as entrevistas do deputado Osmar Terra são muito esclarecedoras). Em outras palavras, o resultado das medidas seria apenas o aumento do número de casos.

Além disso, tivemos também as blitz para questionar onde as pessoas estavam indo, para medir a temperatura nas entradas da cidade. Esqueceram os santinhos de campanha. A última destas medidas foi a testagem “em massa” numa praça. 200 testes. 10% positivos. Ninguém sabe quantos saíram com o kit de tratamento precoce, ou quantos foram levados direto ao hospital ou quantos foram até o supermercado mais próximo. Parece mais um ato do teatro político.

A imoralidade não pára por aqui. Um dos decretos dizia claramente que os fiscais poderiam adentrar em sua casa (locais privados) caso aglomeração ou não estivesse usando máscaras. Uma afronta direta ao artigo quinto da Constituição. O prefeito claramente ignorou nossa Carta Magna dando superpoderes aos ficais do Covid para coagir as pessoas a cumprir suas ordens. Eles podem fazer o que eles quiserem. Fechar seu estabelecimento. Fechar sua empresa. Chutar as pessoas das praças. Enfiar uma máscara na sua cara e ainda multá-lo. Andar para lá e para cá de carro novinho e gasolina paga. Para isso ainda ganharam um belo aumento. Os honorários mensais subiram de R$1.500,00 para algo em torno de R$3.700,00. Nada mal no meio de uma crise, ein?!

Mas é fundamental entendermos que o desemprego, as falências, as mortes, o pânico, a fome, a perda das liberdades foram pedagógicos. Isso mesmo. Pessoas perdendo suas empresas, perdendo entes queridos, passando fome é pedagógico. É o que afirma um dos prefeitos da nossa região. Ele que, por sinal, é muy amigo de outro político que ignorou leis e a destruição do Estado para impor sua vontade. De fato, o maior entusiasta da quarentena, isolado em um belo palácio, positivou para o vírus. Horas antes, nosso glorioso governador estava inaugurando hospital para os presos – o povo de bem que se lasque. Outra curiosidade é que ele aparece nas fotos com mais de cinco pessoas a sua volta e a menos de dois metros de distância – cadê os ficais du Cuvidi?

Assim, é a ignorância dos prefeitos e do governador que as duas belas cidades da serra compartilham, porém, a ignorância não obedece fronteiras, portanto, ela não se limita a esses dois municípios. O problema é que as consequências da ignorância recaem sobre o povo, o pagador de imposto, sobre aqueles que deveriam ser os verdadeiros chefes.