
Com sua quarta vitória consecutiva no passado dia 20 de janeiro, o rubro-negro permanece invicto no CbLoL deste ano. Sua adversária, a Redemption, também estava vindo de uma série de conquistas, mas acabou sendo vencida após 43 minutos de partida – um tempo considerado longo e o maior da competição até agora. A equipe carioca tem mostrado um bom desempenho logo na estreia, sendo este o primeiro Campeonato de League of Legends que participa.
A primeira etapa do CBLOL 2019 teve início no sábado dia 12 de janeiro, e o time rubro-negro levou a melhor logo no primeiro split contra a KaBuM! fechando o placar em 1×0 com uma partida eletrizante. Não foi uma disputa fácil, pois os oponentes – um dos favoritos e no cenário competitivo do jogo desde 2013 – chegaram com tudo e não facilitaram para a equipe do Flamengo.
Porém, na rota inferior, ela se arriscou demais e acabou perdendo o ritmo. Nas demais disputas, o rubro-negro se mostrou muito superior nas partidas, superando a tão temida equipe que venceu o segundo split do CBLOL 2018 por um placar de 3×2.
O Flamengo surgiu logo de cara surpreendendo a todos por apresentar um time forte e persistente nas batalhas, se tornando uma das equipes nacionais com mais destaque no cenário brasileiro. A ramificação de e-Sports do popular time de futebol foi lançada há apenas um ano, embora o time já existisse desde 2017. Esta foi a primeira competição de LOL de que participaram.
Apesar da história dos times de futebol no cenário de jogos eletrônicos ser recente, as competições do eSports existem há 45 anos, e possuem torneios mundiais com premiações milionárias e diversos times emblemáticos. Entretanto os times brasileiros se mostram promissores, com a equipe rubro-negra já estreando fazendo o que sabem fazer de melhor: vencer.
E o Flamengo não parou por aí: além de começar a primeira etapa vencedor e derrotar a KaBuM em seu primeiro jogo, conseguiu fechar a 1ª semana da competição com uma das pontuações mais elevadas do ranking obtendo outra vitória sobre a ProGaming de maneira massacrante, que praticamente foi definida logo no primeiro gank do Shrimp à rota inferior. Felipe “brTT” ditou ritmo da partida pegando dois abates com sua Tristana utilizando muita carga explosiva para levar as barricadas.
Eles se mantiveram no controle durante a rota do topo enquanto a ProGaming apenas assistia sem tentar resistência, o que resultou em uma perda sem chances de dar a volta por cima.
A equipe conta com 5 jogadores titulares e dois reservas. Começando pelo paulista Leonardo “Robo” Souza (topo), o coreano Byeong-hoon “shrimp” Lee (caçador), Bruno “goku” Miyaguchi de Campo Grande-MS (meio), o famoso carioca Felipe “brTT” Gonçalves da Rocha (atirador) – que foi destaque na última disputa – e o também coreano Chang-Hoon “Luci” Han (suporte). Na reserva, o time conta com o atirador paranaense Gabriel “juzinho” Nishimura e o suporte o coreano Sang-Hyun “reven” Sung.
O cenário dos jogos eletrônicos vem crescendo e ganhando muita popularidade principalmente entre o público jovem e os amantes de jogos eletrônicos em geral.
A organização dos e-Sports está quase no mesmo patamar das modalidades esportivas convencionais, e diversos times de peso, como o PSG, estão fechando parcerias com organizações de jogos eletrônicos. Mesmo não faturando nem próximo dos valores de competições de futebol, o ramo está em crescimento constante e tem grande potencial para continuar se expandindo tanto no país como no mundo todo.
Os e-Sports incluem diversas modalidades de jogos eletrônicos, desde games de estratégia, aos de luta, RPG e até mesmo os clássicos, como Tetris. Diversos atletas vivem apenas da profissão, e conseguem aliar o trabalho com a diversão de um hobby que virou carreira. Os gamers que estão atuando no ramo vem mudando a concepção do mundo dos esportes e do mercado, vivendo um estilo de vida que se assemelha ao dos atletas comuns – passam por várias sessões de treinos, recebem acompanhamento médico e nutricional individualizado e realizam reuniões para discutir estratégias de jogo. Uma modalidade antes pouco reconhecida, hoje está prestes a se tornar tão respeitada quanto as demais e, inclusive, se encontra em evolução constante.