Opinião

Exercício físico: porque as mulheres tem mais dificuldades em obter resultados do que os homens?

Exercício físico: porque as mulheres tem mais dificuldades em obter resultados do que os homens?


Pode ser até injusto, mas as mulheres levam uma grande desvantagem em relação aos homens quando o assunto é o corpo!

Experimente começar a treinar e fazer uma dieta junto com um parceiro do sexo masculino, independente do objetivo: o homem o atingirá os resultados em um tempo menor que o seu e com uma facilidade maior. Toda regra tem exceção, mas é comprovado cientificamente que o homem emagrece e ganha massa muscular com mais facilidade que a mulher

Isso tudo porque, além de alguns hormônios que as mulheres possuem serem diferentes dos hormônios que os homens possuem, aqueles que são iguais, se diferem em quantidade para cada gênero. Um exemplo prático é a testosterona, que é muito maior em homens do que em mulheres. Esta, por sua vez, é o hormônio responsável pelo aumento da disposição, ganho de massa muscular e perda de gordura, ela facilita o aumento de massa muscular, e, os níveis desse hormônio nas mulheres são muito baixos. Além disso, os hormônios femininos, progesterona e estrogênio, pode até atrapalhar um pouquinho.

Além dos hormônios assim, naturalmente, os homens já possuem um biotipo com maior massa muscular e menos gordura, desde nossos antepassados.

No entanto, essa diferença hormonal não é nada impeditivo, ou seja, se uma mulher se dedicar, também é possível que consiga bons resultados, já que existem outros fatores que estimulam o ganho muscular, como estímulo mecânico e químico pelo treino, proteínas e aminoácidos, insulina, gH, etc. É possível sim direcionar a dieta, suplementação e o treino visando otimizar os níveis de alguns hormônios, dentro do saudável, mas que irá melhorar o aproveitamento da dieta e treino e será mais favorável os resultados em performance e estética.

Agora, apesar dos hormônios terem uma enorme influência dentro de nosso corpo, não são só eles que atrapalham o desempenho das mulheres, existe outro fator muito importante e, pasmem: é o emocional.

A mulher é mais ansiosa e, o homem, geralmente não. Ele come porque tem que comer, a mulher não. As vezes come por estar nervosa, ansiosa, ou porque aconteceu uma situação, aí ela come um doce e belisca muito. O homem, em sua grande maioria, tem mais autocontrole. Alguns estudos também contam que homens tendem a levar a dieta mais a sério do que a mulher.

Mas isso não é motivo para se preocupar não, é só se dedicar que os resultados aparecem. Com um treino muito bem realizado, cuidados com a alimentação, com certeza a mulher irá perder gordura e ganhar massa muscular.