Cidades

Ex-combatente é homenageado com nome de rua, em Flores da Cunha

A via está localizada no loteamento Residencial Monte Giallo, no bairro Parque dos Pinheiros

Foto: Lucas Brito | Grupo RSCOM
Foto: Lucas Brito | Grupo RSCOM

Nesta segunda-feira (24), os vereadores da Câmara Municipal de Flores da Cunha aprovaram Nova Redação do Projeto de Lei nº 017/2023, de autoria do vereador Horácio Rech. Desta forma, a via passa a se chamar Rua Expedicionário Angelo Dal Bó, localizada no Loteamento Residencial Monte Giallo, no Bairro Parque dos Pinheiros.

O filho mais novo do homenageado, Jorge Dal Bó, esteve na sessão acompanhando de cinco de seus irmãos vivos. “Nós resolvemos prestar essa homenagem ao meu pai. A Rua que vai receber o nome dele era propriedade antiga dele e que se tornou uma via urbana. É uma forma de deixar uma lembrança eterna e também para a população de Flores da Cunha saber que teve gente daqui que lutou na Segunda Guerra Mundial”, comentou. Jorge lembrou que foram mais de 5 mil brasileiros que foram para guerra e pelo menos mil morreram.

“Eu lembro de uma situação que meu pai contou, que quando ele chegou lá no Porto de Nápolis, subiram de caminhão para o Norte da Itália. Na primeira noite os brasileiros não estavam preparados para o inverno, e os aliados, principalmente os americanos forneceram cobertores e casacos grandes para eles resistirem aos dias de inverno. E assim conseguiram libertar a Itália da invasão nazista”, lembrou Jorge.

Já o vereador proponente da homenagem, Horácio Rech, é muito importante falar de pessoas que marcaram a história de Flores da Cunha. “São pessoas que merecem destaque, que dedicaram sua vida ao município e seus familiares continuam aqui,  e acredita-se que mais pessoas devem ser lembradas”, disse Rech.

Sobre o homenageado

Angelo Dal Bó nasceu na capela São João Batista em 1922. Ele foi agricultor e carreteiro, serviu no Exército durante a Segunda Guerra Mundial e foi convocado pela Força Expedicionária Brasileira para lutar na Itália. Participou de várias batalhas e recebeu a Medalha de Campanha. Em 1946, casou-se com Gisela Dall Alba e tiveram 10 filhos. Angelo Dal Bó faleceu em 2002.