Lá vem lista … e recomendações. Como sou daquelas que acha que gosto não se discute nem impõe, deixo aqui um apanhado bem pessoal das coisas legais que li, vi e ouvi em 2024, e que me fizeram sorrir ou passar raiva nesse ano muito louco. Complemento com coisas que me fizeram engordar sorrindo. Enjoy!
LIVROS
NÃO FOSSEM AS SÍLABAS DE SÁBADO
Marina Salomão Carrara
Uma ficção com leitura caótica, que vai enchendo a gente de perguntas sem respostas diretas e vontade de ler mais, numa mistura de sentimentos, pensamentos, diálogos e situações recortadas, emaranhadas com presente passado e futuro batidos no liquidificador. Maternidade, cumplicidade feminina e a vida moldada por uma tragédia. Não é pesado, mas é real, assim como a narração nada linear da protagonista. Me prendeu e me fez pensar nas mulheres da minha vida com ainda mais carinho.
PEQUENO MANUAL ANTIRRACISTA
Djamila Ribeiro
Atrasada, só li esse ano o manual, porque afinal, não sou racista, tenho amigos negros, e sei o que os negros passaram ao longo da história. Nenhuma dessas afirmações apaziguadoras de consciência branca mudam o fato de que a gente pode não se achar racista, mas a vida real tá aí, mostrando que o mundo ao nosso redor e como o ser humano transita nele tem toda uma história e funcionamento racistas. Entender para agir e desconstruir atitudes e discursos, explicando melhor do que se estivesse desenhado, foi uma leitura que eu e todo mundo já deveria ter feito e depois aplicado efetivamente no nosso cotidiano.
THE CHAOS MACHINE: THE INSIDE STORY OF HOW SOCIAL MEDIA REWIRED OUR MINDS AND OUR WORLD
Titulo em português: A Máquina do Caos – como as redes sociais reprogramaram nossa mente e nosso mundo
Max Fischer
Minhas listas tem muita passação de raiva e nenhuma de pano. Mas a arte é pra isso né, pra fazer a gente sentir, de preferência com intensidade. Conhecer o quanto a gente é manipulado, os métodos utilizados e vários desdobramentos, até os que se tornam incontroláveis, mas sadicamente esperados pelas plataformas big techs, vai te deixar P da vida. Uma raiva que vale muito a pena passar, pra entender e entrar na luta de quebrar o ciclo de vício e manipulação virtual que as redes trazem pra nossa vida real.
MÚSICAS, MÚSICOS E PODCASTS
A COACH
Chico Felitti
Podcast narrativo em 10 episódios
Eu sou uma pessoa com ódio no coração, mas é um ódio do bem, quase totalmente direcionado para falcatruas e aproveitadores de plantão, especialmente os que lucram se dizendo líderes espirituais, influenciadores, e o suprassumo dos falcatruas, os coachs. Nesse podcast, o passo a passo de uma dessas pilantras, e como tem gente que cai nessas conversas pra uma boiada inteira dormir. Apesar de em alguns momentos achar que o narrador repete muitas coisas, a investigação, os achados e desdobramentos são muito interessantes e bem apresentados.
CIÊNCIA SUJA
Podcast
Usando os maus exemplos, coloca a ciência no seu devido lugar, ou seja, a importância da ética e do método cientifico, sem achismos curandeirismos exploração financeira e negacionismos. Cada episódio, incluindo os mesacasts com convidados da comunidade científica, derruba um mito e exorciza os cientistas de Mini Laboratório de Ciência Exitus que existe em cada esquina, prontos pra achar uma pessoa que queira respostas fáceis para temas complexos.
QUINCY JONES
The Dude
Disco
Claro que não descobri ele esse ano, mas foi nele que morreu Quincy Jones. Chances are, se você nunca ouviu falar dele, você está mentindo sem querer ou distraído, e não sabe do tanto de gente com quem ele trabalhou e produziu sucessos. Músico, produtor, arranjador, compositor, ativista político e social, Quincy era “o cara”, assim como o nome de um dos tantos melhores discos que gravou, “The Dude”. O melhor dele é ouvir, mas se puder também assista o documentário “Quincy”, pra conhecer um pouco mais essa lenda e meu crush de uma vida toda.
RÁDIO NOVELO
Pelo conjunto da obra, a produtora que fez Praia dos Ossos, o imperdível podcast narrativo sobre a história de Ângela Diniz, tem agora a Rádio Novelo Apresenta, com episódios curtos e de assuntos diversos, contando causos de uma maneira agradável, curta e grossa. Projeto Querino, Tempo Quente e Crime e Castigo também valem a pena.
SÉRIES, DOCUMENTÁRIOS E FILMES EM GERAL
BUY NOW: THE SHOPPING CONSPIRACY
Titulo em português: A Conspiração Consumista
Documentário
Não tem inocência nem casualidade naqueles anúncios irritantes de compre compre compre. Assista pra se sentir um fantoche, assim como eu me senti, sabendo como somos manipulados para gastar dinheiro e comprar inutilidades e o destino de muitas delas. O importante é que depois da raiva, venha a aceitação e mudança de atitude diante dos batedores de carteira virtual e nossa compulsão consumista.
DISCLAMER
Cate Blanchett
Titulo em português: Difamação
Série em 7 episódios
Como, e como, as aparências enganam e julgamos um livro pela capa ou o conteúdo inicial, sem conhecimento total dos fatos. Com alguns dos meus temas favoritos como
machismo, rancor, preconceitos, julgamentos precipitados, vinganças, plot twists e a Cate Blanche, esse tem tudo pra um seriado dar certo, e na minha inútil opinião, deu. É pesado, é triste e revoltante em muitos momentos, mas é bem, bem bom.
HACK YOUR HEALTH: THE SECRETS OF YOUR GUT
Titulo em português: Os segredos da alimentação
Documentário
A importância do cocozinho nosso de cada dia na nossa vida, na saúde física e até mental. Mitos e novidades de como o gente realmente é o que a gente come.
RECEITAS
Começar o dia com café é para os fracos. O negócio é shot sem álcool, liquidificando gengibre, limão e maçã, mas já fiz com laranja, bergamota e maracujá. Te dá uma energia de pilhas Duracel e dedo na tomada 220 trifásica.
Hortelã, manga, abacate, pimenta dedo-de-moça, repolho roxo cortado bem fininho, tempero verde, coentro (para os fortes) e grãos (cevadinha e feijão azuki, cada um cozinhado no seu tempo). Essa salada temperada com limão, azeite de oliva, sal e carinho fica deliciosa e é o exercício prático pra você fazer depois de assistir o documentário sobre o intestino.
Das sobremesas da moda, sequestrei uma receita antiga que tá em alta e fiz uma Pavlova de maracujá com creme de chocolate branco, calda de bergamota e frutas brasileiras bonitinhas e saborosas como pitanga, carambola, physalis, lichia e jabuticaba para decorar e saborear.