????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

A tecnologia de reconhecimento facial que o governo pretende implantar nos aeroportos com toda certeza não será utilizada para pegar bandidos. Essa finalidade nobre é vista esporadicamente nas telas de Hollywood. No mundo real, a finalidade é controlar a população.

Estamos entrando em um estado de vigilância total. Tudo o que você faz o governo saberá. Existem projetos bizarros que visam controlar o que você pensa![1]. Hoje, na China existem mais de 500 milhões de câmeras[2], muitas com capacidade de reconhecer o rosto de cada cidadão. Se elas são capazes de diferenciar um chinês de outro, imagina em Terra de Santa Cruz. Ninguém escaparia.

O circo das quarentenas foi montado para este fim, o controle social. Quantas coisas rotineiras de nossas vidas foram proibidas? Um aperto de mão em um conhecido, um abraço em um amigo, um beijo no rosto da avó foram transformados pela massiva campanha de pânico empregada pela mídia em crimes. O sorriso não foi proibido. O sorriso foi abolido, pois todos devem usar focinheiras como se fossem animais que precisam ser domesticados.

Com a possível adoção da tecnologia chinesa[3], estamos percorrendo um caminho perigoso. O advento da moeda digital nos deixa a dois passos de inserir em nossa sociedade um sistema de “crédito social”, como o chinês[4]. O sistema de crédito social fez com que o Partido Comunista Chinês tenha controle sobre tudo na vida de sua população. Atravessar a rua fora da faixa de segurança pode impedir você de conseguir dinheiro no sistema bancário. Reclamar do sistema de saúde pode mandar o seu filho para uma escola de pior qualidade de ensino[5].

Vamos imaginar a cena. Sábado à tarde. Você está pensando em fazer aquele tradicional churrasco com a família no almoço. Os negócios vão bem, então você decide comprar uma carne caprichada, uma picanha talvez. Você compra o carvão, a cerveja e a salada. Chega no caixa do supermercado, a atendente passa as compras. Na hora de pagar, ela informa: “Senhor, vejo pelo seu CPF que o senhor não tem permissão para comprar carne de primeira.” Atônito, você pergunta o que aconteceu. Ela responde: “O senhor perdeu 100 pontos de crédito essa semana, 60 por não ligar o pisca-alerta em duas esquinas e 40 por curtir um post do extremista Olavo de Carvalho. Sinto muito. Terá que deixar suas compras.” Parece utópico, mas já é a realidade em partes na China. O ato de escrever este texto, por exemplo, seria considerado uma tentativa de desestabilização e subversão do Estado. A prisão ou condução aos centros de “reeducação” (já existentes na China[6]) seriam tão certas quanto o azul do céu.

Neste sentido, avança a agenda da extrema esquerda no mundo. A tecnologia usada pelo governo em breve será usada para exigir que as pessoas mantenham distância umas das outras[7], tomem vacina[8] e sigam todos protocolos impostos, por mais absurdos e desumanos que sejam. Assim, quem ousar não seguir as regras será jogado no vale do esquecimento[9], a margem da sociedade, como se fora um criminoso mais perigoso do que um assassino em série, mais inescrupuloso do que traficante, mais repulsivo do que um pedófilo.

A subversão da sociedade não está acontecendo, ela já aconteceu, pois a grande maioria das pessoas mansamente aceitou o que lhe foi imposto. Por isso, novos costumes são instaurados de forma tão rápida e abrangente. Caminhamos a passos largos em direção ao controle social. Estamos em 1982.

[1] https://www.forbes.com/sites/alexknapp/2019/07/17/elon-musk-sees-his-neuralink-merging-your-brain-with-ai/#21b6f4c34b07

[2] https://edition.cnn.com/2020/04/27/asia/cctv-cameras-china-hnk-intl/index.html

[3] https://www.cnbc.com/2019/10/08/china-is-exporting-surveillance-tech-like-facial-recognition-globally.html

[4] https://foreignpolicy.com/2018/04/03/life-inside-chinas-social-credit-laboratory/

[5] https://newyork.cbslocal.com/2018/04/24/china-assigns-every-citizen-a-social-credit-score-to-identify-who-is-and-isnt-trustworthy/

[6] https://www.youtube.com/watch?v=VWHFmWTBt6g

[7] https://www.electronicdesign.com/covid-19/article/21138455/silicon-labs-bluetooth-sip-powers-socialdistancing-wearable

[8] https://www.nationalgeographic.com/science/2020/08/how-coronavirus-covid-vaccine-mandate-would-actually-work-cvd/

[9] https://www.theguardian.com/world/2016/feb/19/xi-jinping-tours-chinas-top-state-media-outlets-to-boost-loyalty