O Vácuo é a total ausência de matéria em um determinado espaço, embora existam vertentes que defendam uma quantidade minúscula de átomos e radiação . Já na música, a ausência de notas musicais em uma partitura, também é música, o intervalo também é número, compasso, ritmo!
Quando trazemos as gerações para conversa, Gerações Z e Gerações Alfa, a palavra já se desdobra em outras adaptações. O termo vácuo, na internet, acaba tendo um significado meio relativo dependendo dos contextos, no entanto o que mais se encaixa hoje é a “falta de informação”, ausência de informação sobre um determinado assunto, até o simples fato de não dar uma resposta diante de uma pergunta. Vácuo!
No Espaço, o vácuo possui estas características “siderais”, diante de um Universo de possibilidades, algumas já sabidas mas em sua grande maioria ainda não desvendadas. Já na internet, como podemos lidar com ele? Será que funciona como na música, onde não há nota musical haverá um intervalo, um silêncio, uma ausência, programada dentro de uma métrica, dentro de um compasso, onde ali ele é uma informação também. Uma ausência de resposta também é uma resposta?
Existem pessoas que estão muito atarefadas, muitíssimo ocupadas com absolutamente nada, suas mentes estão completamente ocupadas de si mesma, apenas pelo simples fato de “querer ser importante”! Querem vender uma ideia de certa escassez de amizade, de contato, de retorno, de respostas! Embora eu entenda também que, não dar algumas respostas já seja uma resposta! Todo este cenário está “intimamente conectado” com a quantidade de oportunidades que você perde! Exato! Perde novas amizades, perde as antigas, perde novos negócios, perde novas oportunidades! Todo o vácuo que você dá em alguém, ele volta pra você como uma forma de infertilidade emocional, uma infertilidade profissional, um aborto de oportunidades! Aquela oportunidade que você não recebeu ainda, está naquele e-mail sem resposta, naquele inbox do LinkedIn que você não tem paciência de responder, naquele whatsapp arquivado, naquela confirmação de nova amizade que ainda não foi liberada, naquele contato bloqueado, porque tudo isto apenas enche o seu saco, ter que ficar dando atenção ás pessoas, você não tem tempo! E está certo, você não é obrigado! Mas lembre-se, o networking bem feito te leva a salas que os diplomas não levam!
Nenhuma outra civilização viveu na história da humanidade tamanha demanda por instantaneidade , a tecnologia nos dias atuais tem nos levado a um colapso mental, atrelada a outras circunstâncias, como pandemia e, fazendo um recorte menor de data da nossa linha do tempo, em 2020, no primeiro ano da pandemia de COVID-19, os medicamentos ansiolíticos atingiram números de 47,3 milhões de caixas comercializadas, mostrando um aumento direto de 4,26% em relação ao mesmo período de 2019. Este número segue aumentando em 2021, pois seguido dos anos 2022 á 2024, uma pesquisa realizada apontou um aumento de 18,6% no uso destes medicamentos voltados para saúde mental no Brasil, sendo 74% antidepressivos e 26% ansiolíticos.
Então toma teu remedinho e agora vai lá e zera teus “vácuo”!