A seguir, confira um resumo dos principais acontecimentos que movimentaram o mercado financeiro, trazendo as análises e projeções do especialista Leonardo B. Piveta.
Cenário do Mercado
A bolsa brasileira atingiu a máxima histórica na semana passada depois de uma alta de mais de 3% sustentada principalmente pelo aumento do apetite aos riscos dos investidores no mundo inteiro. As ações americanas também atingiram seu pico enquanto o dólar fechou a semana cotado a R$ 5,45.
Embora o mercado financeiro esteja passando por um bom momento, as tensões a respeito da guerra comercial voltam à tona com novas tarifas sobre o país do bloco BRICS e também sobre o Japão e a Coreia do Sul.
Nesta semana teremos a divulgação do IPCA de junho que deve marcar alta de 0,21% e ele juntamente com os dados de venda no varejo aumentam as chances de que tenhamos cortes de juros já no primeiro trimestre de 2026 no Brasil.
Conclusão
Acompanhar os próximos indicadores será essencial para entender os rumos da economia. Finalizamos assim o nosso papo de economia desta semana. Boa semana e bons negócios a todos.