Opinião

Curiosidade: Cadeados do amor!

Curiosidade: Cadeados do amor!


O costume entre casais e amigos de prender um cadeado na ponte e jogar as chaves no rio, por incrível que pareça, não começou em Paris. Na verdade, a Pont Des Arts só ficou famosa depois de Mr. Big declarar seu amor por Carrie Bradshaw em um episódio de Sex and City.

Há muitas versões sobre a origem dessa mania, que é mais frequente no continente europeu. Há quem fale que o costume veio de um filme romantico. Há quem diga que uma jovem chamada Nada, natural de Vrnjacka Banja apaixonou-se por um oficial sérvio chamado Relja. Depois de declararem o seu amor, Relja vai a guerra na Grécia e se apaixona por Corfu, rompendo assim o seu noivado. Nada nunca se recuperou e faleceu devido a decepção de seu infeliz amor. Como as demais jovens de Vrnjacka Banja queriam proteger os seus amores, começaram a escrever seus nomes em cadeados, fechando-os nas grades da ponte onde Nada e Relja se encontravam.

Hoje essa moda esta espalhada no mundo inteiro. Os apaixonados são a favor, porém há quem critique o ato, julgando ser uma maneira de desfigurar lindas pontes, degradando e ocasionando a corrosão.

Embora alguns pensem que isso é uma tradição, é apenas uma mania recente, desde os anos 2000.

Frederico Moccia lançou dois livros, Tre metri sopra il cielo (Três metros acima do céu) e Ho voglia di te (Quero-te muito). Ambos contam a lenda que ficarão para sempre juntos os amantes em Roma que escrevam os seus nomes num cadeado e o prendem ao terceiro candeeiro no lado norte da Ponte Mílvia, atirando a chave no Rio Tibre. As autoridades de Roma removeram os cadeados em 2012. Nesse mesmo ano, em Dublin, os cadeados da Ponte Ha’penny também foram cortados. Em Berlin esse ritual pode custar 35 euros em multa. Em Veneza a multa chega a 3000 euros. Em Recife o ato iniciou na Rua Aurora, porém a grade foi derrubada e a idéia não foi retomada.

 

Veja lugares que ainda são possíveis colocar cadeados

 

PONTE LUZHKOV

Moscou / Russia – Os cadeados são colocados nas árvores de metal espalhadas pela ponte, colocadas no ano de 2007 e que acabaram se tornando parada obrigatória dos casais turistas.

 

PONTE DE TRIANA

Sevilha / Espanha – Segue a mesma tradição na península ibérica: os apaixonados prendem seus cadeados nas grades da ponte e jogam a chave no rio Guadalquivir.

 

MONTE HUANG

Huangshan / China – Destino perfeito para quem gosta de fazer longas trilhas. São cerca de 3 horas de caminhada até o topo do monte, onde os cadeados são presos no corrimão da escadaria. Só para os corajosos!

 

HOHENZOLLERNBRÜCKE

Colônia / Alemanha – Nome difícil, não? Pois é, a quarta maior cidade da Alemanha também possui uma forte tradição de cadeados do amor. A ponte Hohenzollernbrücke atravessa o Rio Reno, com todo o seu comprimento (400m) lotado de cadeados.

 

N SEUL TOWER

Seul / Coréia do Sul – As árvores desse lugar, que é um dos pontos mais altos da cidade, estão repletas de cadeados, isso graças à um programa de televisão onde os protagonistas colocaram dois cadeados no alto da torre. Acabou que a moda pegou.

 

FONTE DOS CADEADOS

Montevideu / Uruguai – Bem no centro da capital uruguaia, há uma fonte repleta de cadeados e uma lenda que afirma que se um casal prender um cadeado ali com suas iniciais, irão se encontrar ali outra vez e ficarão juntos para sempre.

 

PONT DES ARTS

Paris / França – Por motivos de segurança a Pont des Arts não possui mais cadeados. Porém o endereço apenas mudou de ponte. A Pont Neuf é a nova moradia aos amantes que juram seu amor em Paris.