Opinião

Cozinha Viva: Carreteiro de charque

Prepare um delicioso carreteiro de charque para celebrar o Dia do Gaúcho. Simples, saboroso e cheio de tradição!

Cozinha Viva: Arroz Carreteiro. (Foto: Nestlé / Divulgação)
Foto: Nestlé / Divulgação


Buenas gurizada, sou Luchezi Assador, sejam muito bem-vindos ao Cozinha Viva. Hoje 20 de setembro… Bah, que baita dia, todo dia 20, o nosso dia, dia de todos nós gaúchos é especial. Mas desse ano um pouco a mais por tudo que aconteceu no nossa querido e amado estado. Então, vamos preparar hoje um belo de um carreteiro de charque para homenagear todos nesse dia muito especial e te digo que fica bah, especial por demais.

Os ingredientes são:

Arroz
Charque
Cebola
Salsinha
Banha
Sal
O carreteiro não leva muitos ingredientes, mas o sabor dele fica algo inexplicável.

Modo de preparo:

Vamos levar o charque para a panela com água fervendo para nós dessalgar ele. Deixe uns 15 minutos após pegar fervura e repita isso 2 vezes, trocando a agua para dessalgar muito bem. Em outra panela adicione a banha e logo após derreter entre com a cebola picada para dourar. Quando a cebola começar ficar dourada entre com o charque e deixe fritar bem junto com a cebola. Quando estiver bem frito entre com tempero verde picado e o arroz. Misture tudo muito bem e adicione água para cozinha. Deixe em fogo médio ate o arroz ficar cozido. Ai vai muito de gosto se preferir ele mais firme ou não. Está ai uma baita receita que tem o significado do nosso povo. Obrigado Patrão Velho por me fazer Gaúcho.

E como diz nosso Belo Hino “Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo, Mostremos Valor constância nessa ímpia e injusta terra, Sirvam Nossas façanhas de modelo a toda terra…”. E viva o Rio Grande do Sul.

Agora é só se deliciar!

E ai, gostou dessa baita dica do Luchezi? Espero que sim!

O Cozinha Viva tem o patrocínio de Supermercados Andreazza, e Balen Regularizações – Terreno tem que ter escritura. O programete vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h30 da manhã, na Rádio Viva.

Sou Luchezi Assador e o fogo jamais pode apagar. Assa y assa e tenham todos um baita dia. Valeu!