Outubro rosa, novembro azul, janeiro branco…certamente voce já ouviu falar dessas campanhas de prevenção a doenças que estão ligadas a alguma cor.
Ainda não há um calendário oficial, mas as campanhas ganham cada vez mais notoriedade e são abraçadas e divulgadas mundialmente.
Não podemos ficar de fora dessa. Por isso uma vez ao mês iremos ter post sobre a cor da vez (ou da prevenção) e como podemos aplica-la, tendo a arquitetura, mais uma vez, como uma ótima aliada.
Vamos aos meses e suas cores, para que você saiba como funciona esse calendário.
Em janeiro o mês é focado em mente sã, corpo são. É um alerta a saúde mental e a campanha é uma conscientização de que não podemos só cuidar da parte física, mas também do lado emocional para estarmos sempre em equilíbrio.
Estudos realizados no mundo todo mostram que pessoas que sofrem de depressão ou de ansiedade preferem cores “tristes”. Como a associação aos ditos populares:
– “Esta um mar de rosas” – positivo.
– “Meu dia esta cinza” – negativo.
Cores “tristes” são cores apagadas e/ou sóbrias, como o cinza.
NÃO ESTOU DIZENDO QUE QUEM USA CINZA É DEPRESSIVO OU QUALQUER OUTRA COISA.
EU AMO E INDICO ESSA COR!
Mas entre vários aspectos, esse é um deles.
Já pessoas mais satisfeitas com o momento de suas vidas tenderam ao amarelo.
Nosso meio impacta diretamente o estado físico, emocional e mental, e muitos recursos podem ser utilizados (ou deixados de lado) para ajudar no combate a depressão, deixando a atmosfera mais calma e serena.
– Vale lembrar que é um assunto muito sério. Precisa de acompanhamento medico e essa matéria é apenas para alertar que há recursos a nosso alcance e que são aliados em uma recuperação.
Toda a paleta de cores pode ser utilizada, mas nesses casos é a vez dos tons mais clarinhos, senão o efeito é reverso.
Como assim?
O azul, por exemplo. De acordo com a cromoterapia essa cor possui propriedades terapêuticas. Ela energiza e melhora os estados de dores de cabeça, musculares, e é uma cor aliada as clinicas de sono. Porém, seus tons mais vibrantes e escuros podem induzir a tristeza.
O amarelo, cor da alegria, transmite energia pois esta associada a luz do sol. Já suas matizes escuras podem aumentar o pessimismo.
O laranja em tons claros aumentam o bem estar, já o escuro pode causar insegurança.
O roxo é a cor da espiritualidade e sensibilidade. Tons escuros podem deprimir.
Esses são alguns exemplos entre cor e suas tonalidades. Por isso todas podem, mas com a cautela de seus tons.
A cima tivemos alguns exemplos de como as cores podem ser aplicadas no nosso dia a dia. Não precisamos redecorar a casa, as vezes só casar alguns elementos e tchanaaaam…mudamos o ambiente e o animo.
Veja abaixo algumas referencias de ambientes em composê com o cinza
Espero ter ajudado um pouquinho a aqueles que estão passando por uma fase não muito boa.
Não fique calado. Peça ajuda!!!
Abraço.