Opinião

Como escolher um apartamento!

Como escolher um apartamento!


Esse post poderia ser sobre como escolher casa, sítio,…,mas apartamento exige um cuidado a mais.

Quando você mora em um apartamento, não pode simplesmente ignorar a existência dos vizinhos. E não me refiro na questão de volume e de não arrastar as cadeiras. Num prédio residencial tem muitas regras construtivas que devem ser respeitadas e consideradas, por exemplo: você não pode mudar uma janela de lugar, e/ou, derrubar qualquer parede sem planejamento e conhecimento.

Pelo fato de, na escolha, ter muitos itens a serem observados, o tema de hoje é como escolher um apartamento!

Sim. A tarefa pode ser muito difícil ou fácil e prazerosa.

Dica 1: liste as suas necessidades.

Morar sozinho, com o companheiro, filhos, pais, amigos, cachorros, gatos,…, muda completamente as necessidades.

Você precisa relacionar tudo o que demanda de estrutura, como: área privada, numero mínimo de cômodos, e saber o que o residencial precisa te oferecer (piscina, academia, jardim, etc).

Dica 2: localização.

Esse item vem seguido do anterior. Saber das suas reais necessidades somado com locais de trabalho, escola e outros destinos ajuda a ter noção de quais bairros seriam mais propícios para não desperdiçar tempo no transito, ou, o que muitos pais hoje enfrentam, se tornar motoristas de seus filhos.

Outra sugestão é verificar se o comércio básico é acessível.

Dica 3: segurança.

A segurança está ligada diretamente a localização. Verifique se os bairros que você esta estudando, e as ruas dos residenciais tem movimento. Certo fluxo ajuda na segurança de entrada e saída tanto de veículos quanto pedestres.

Dica 4: construtora de confiança.

Para garantir uma transição segura, tranquila e sem arrependimentos, o ideal é fazer negócio com uma construtora de confiança e boa reputação no mercado. Pesquise as empresas sólidas da sua cidade e converse com pessoas que adquiriram imóveis com elas. Afinal, a melhor propaganda é o boca a boca, e se a pessoa não teve suas necessidades atendidas conforme o contrato, ela irá te contar com certeza.

Dica 5: valorização da região.

Por que a valorização da região seria importante? Porque por mais que você pense que passará o resto da sua vida nesse apartamento, alguém vai herda-lo, ou sua vontade mesmo pode mudar. A compra de um apartamento é um investimento. Comprar em um lugar em ascensão pode render um bom lucro futuramente.

Dica 6: imóvel na planta.

Comprar um apartamento na planta (quando é lançado ou durante a sua construção) é uma boa saída.

Além de garantir um preço mais em conta e uma maior flexibilização nas condições de pagamento, você ainda pode alterar a planta conforme as suas necessidades (isso depende de muitos fatores, mas resumindo pode alterar portas, as vezes paredes, pontos elétricos e hidráulicos, etc, depende da flexibilidade e sistema construtivo da construtora). Mas comprar na planta te garante escolher “coisas” que, quando pronto, dificulta por ter menos unidades a venda.

  • posição solar: quando existe mais que uma unidade a venda, você tem a opção de escolha da posição solar. E aqui não entra o Sul como vilão. O importante é saber o que esta voltado a essa posição solar e cuidar muito na colocação de móveis e decorações;
  • memorial descritivo: esse é um documento que garante as responsabilidades da construtora mediante a metragens e materiais utilizados;
  • customização da planta: dependendo da construtora você pode personalizar o seu imóvel. Como escrito anteriormente, com o aval estrutural, você pode, na planta ainda, solicitar a integração de ambientes, quebrar a cozinha e transforma-la americana…são só alguns exemplos;
  • materiais: pode-se ter alteração de revestimentos internos, como: colocar pastilha x na cozinha, tirar piso vinílico da área privada e por porcelanato, etc..

Aqui vale ressaltar que é muito importante levar a planta para alguém que entende do assunto. Algumas vezes as escalas do mobiliário no layout sofrem alterações e não condizem com a realidade.

Bom, esses foram alguns itens importantes na escolha de um apartamento.

Para fazer um bom negócio e não errar, você pode contratar a consultoria de um arquiteto. Ele fará o levantamento de metragens e disposição de mobiliário, assim como ajudara você a definir toda a questão estrutural para atender as suas necessidades sem que aja arrependimentos futuros.

Lembre-se: um arquiteto sempre é um bom investimento.

Abraço!