Memória LEOUVE

Censo 2022 pode ampliar o número de vereadores em municípios da Serra Gaúcha

Algumas bancadas já tomaram posições definitivas

Censo 2022 pode ampliar o número de vereadores em municípios da Serra Gaúcha

O aumento populacional divulgado pelo Censo 2022 pode trazer reflexo nas casas legislativas. Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul e Serafina Correa terão o direito de ter dois vereadores a mais cada. E o reflexo pode ser ainda maior. Desde 2010 outros sete municípios da Serra têm a possibilidade da aumento no número de edis. Flores da Cunha, atualmente com 9 vereadores pode chegar a 13. Caso todos optassem pelo acréscimo seriam 30 novos edis.

O assunto ainda é tratado com certo receio pelos atuais detentores de mandato, pois a temática não conta com apoio irrestrito da população pelos encargos que se somam a chegada de novos políticos nas próximas eleições. Caxias do Sul, por exemplo, pode ter um custo anual acrescido de 1 milhão de reais aos cofres públicos. Isso se daria pois, além dos vereadores, somariam-se minimamente dois assessores políticos e podendo chegar a quatro, caso os eleitos formem novas bancadas.

Algumas bancadas já tomaram posições definitivas. O partido Novo, através do Vereador Scalco, foi enfático manifestando que Caxias já tem vereadores suficientes e que nem a estrutura física comportaria. Já o PCdoB, através do vereador Renato Oliveira, considera que existe essa necessidade pelo tamanho da cidade.

E você leitor, quer mais representantes na Casa do Povo? O investimento sido válido com o retorno esperado?