O governo Adiló conseguiu neste mês de maio uma importante virada de página em seu mandato na prefeitura de Caxias do Sul. A realização da licitação na concessão de relógios digitais e o leilão da iluminação pública marcam as primeiras PPP´s da história do município e podem representar definitivamente uma nova modelagem na gestão pública.
E o início parece mesmo promissor. A concessão dos relógios digitais resultou em uma proposta 17 vezes maior do que o valor mínimo esperado. Foram pouco mais de 2 milhões de reais ofertados pelo direito de operar o serviço frente a um mínimo exigido de R$ 113 mil.
No caso da iluminação pública, um certame muito mais robusto, o leilão permitiu um deságio de quase 6 0% do valor estimado. O leilão é o primeiro passo de uma série de etapas para que a PPP tenha o início efetivo.
Para o mês de junho, está prevista a homologação do leilão. Em agosto a assinatura do contrato, para em dezembro a concessionária assumir o serviço. E no primeiro trimestre de 2024 o início da modernização do serviço.
A proposta prevê desde a simples manutenção de defeitos em luminárias com prazos previstos em contrato, a implantação de um sistema de monitoramento remoto, até a completa substituição das luminárias atuais por LED.
Outro fato que chamou atenção, foi que em ambos os processos, as empresas vencedoras são grupos internacionais. Que possamos com isso, definitivamente, voltar a ver Caxias do Sul no radar dos grandes investimentos