No próximo sábado (19), ocorre em Garibaldi, um pedágio solidário que terá como objetivo arrecadar recursos para o tratamento da menina Lívia Teles, de 11 meses, diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1. A doença provoca fraqueza muscular grave e progressiva, ocasionada por lesões dos neurônios motores da medula e do núcleo do tronco cerebral.
A criança, que é natural da cidade de Teutônia, foi diagnosticada portadora da doença aos 4 meses, e desde então, tem dificuldades para realizar movimentos sozinha, não tem força para engolir naturalmente e até mesmo para respirar sem ajuda de equipamentos.
O tratamento da doença está sendo realizado por aplicações de Spinraza, um medicamento que modifica proteínas do organismo, fazendo com que a força muscular se desenvolva. Segundo familiares da pequena Lívia, já foram realizadas cinco aplicações do medicamento e a menina teve resultados positivos.
A administração do Spinraza necessita ser realizada a cada quatro meses e tem um custo de R$ 350 mil por dose. Por outro lado, um novo tratamento para a doença foi aprovado nos Estados Unidos. A utilização do medicamento Zolgensma, em dose única, poderá devolver uma vida saudável a menina. Segundo informações da família, o tratamento com Zolgensma tem um custo aproximado de R$ 9 milhões.
Com o intuito de alcançar o valor, diversas ações de arrecadação de doações estão sendo desenvolvidas na região. Os interessados em ajudar também podem realizar doações em forma de depósitos bancários diretamente na conta feita especialmente para a campanha ou também pelo link, clicando aqui.
Fotos: Divulgação