Alguns de maneira mais discreta, outros mais escancarados, mas é possível perceber este movimento está deflagrado nos diferentes campos de ideológicos da cidade.
Adiló, aposta no crescimento do PSDB no estado a partir da reeleição do governador Eduardo Leite. Reforçou ainda sua parceria história com o PTB com o retorno do ex-prefeito Cassina ao paço municipal e nos recentes embarques de outros partidos em seu secretariado.
O PT, novamente com a máquina federal a seu dispor, sonha com uma robusta frente de esquerda contando inclusive com o PDT. Aliás, a principal expoente petista, agora deputada federal Denise Pessoa esteve reunida com o vereador Rafael Bueno e o tema certamente pautou a conversa.
Mas o PDT não flerta apenas com o PT. O mesmo Bueno reuniu-se com o deputado Carlos Burigo e com o experiente vereador Felipe Gremelmaier. Não resta dúvida que o MDB sonha em reprisar a vitoriosa união com o PDT, vencedora de 3 pleitos consecutivos em Caxias do Sul.
E para fechar, Mauricio Scalco é a aposta da direita caxiense O bloco de apoio ao vereador do NOVO contaria ainda com a força do deputado federal Mauricio Marcon do Podemos, do vereador Bortola do Progressistas e do vereador Fiuza do Republicanos.
As conversas estão apenas começando, muitas articulações e movimentos acontecerão. Cabe a nós observar suas nuances, seus reflexos nas composições e votações junto ao legislativo e quando começarão a ganhar contornos de decisão.