
Construir ou reformar é, para muitos, a realização de um sonho – seja quando falamos em residências ou espaços comerciais. Nos últimos anos, o espaço que habitamos moldam, cada vez mais, a nossa rotina e o nosso bem-estar. Mas a experiência de ver as paredes de um sonho serem construídas não precisa, necessariamente, ser traumática ou calcada por transtornos financeiros e desgastes emocionais. Para isso, é essencial entender que a boa arquitetura nasce muito antes da obra começar: ela começa no planejamento.
Como arquiteta, posso afirmar que o elemento que dará uma previsão certeira do percurso da construção ou reforma é a escolha de um bom profissional, fator que implica em uma economia real e tranquilidade na execução. Baseie sua pesquisa em indicações, referências e afinidade com métodos de trabalho se faz essencial. Isso, lógico, sem abrir mão de solicitar diferentes orçamentos. E, lembre-se: quando se fala em economia real na hora da contratação de um profissional, se fala em custo-benefício. Contratar um arquiteto de renome e com histórico sólido é o melhor investimento possível, inclusive porque profissionais desse gabarito possuem uma equipe que os acompanha, de engenheiros aos consultores, que ditarão o nível de entrega e o grau de desgaste que você terá.
O segredo está no planejamento
As decisões tomadas na fase de projeto impactam diretamente a vida de quem ocupará o espaço. Quando falamos de uma residência, por exemplo, estamos lidando com as esperanças de uma família, com desejos acumulados por anos que precisam ser traduzidos para a realidade técnica. Nesse ponto é que entra a importância do planejamento. Por parte dos profissionais, a escuta é essencial para entender o diagnóstico das necessidades do cliente e é ela que proporcionará o entendimento de como as pessoas vivem (ou, no caso de empresas, como elas trabalham) e o consequente sucesso do projeto. Um projeto detalhado e esmiuçado pode levar mais tempo na prancheta, mas é ele que garante uma execução tranquila e sem dúvidas. E aqui, eu ressalto: onde o briefing falha, a obra padece com retrabalhos e custos extras.
Aliar estética e custos sem abrir mão do conforto não é um mistério, é técnica. Um profissional com histórico de sucesso e repertório sabe onde investir e onde economizar sem comprometer o resultado final. Erros podem acontecer em qualquer carreira, mas o diferencial está em como o histórico de sucessos desse profissional deixa o cliente confortável e seguro.