
Ela recebeu a paciente com um sorriso, largo e acolhedor, apesar de se sentir cansada ultimamente.
Indicou a cadeira mais próxima e a chamou pelo primeiro nome. Será que essa já tinha o próprio diagnóstico e sabia qual remédio queria tomar?
A primeira pergunta foi: Como posso te ajudar? Me conte tudo o que está sentindo.
Após ouvir toda descrição, interrompendo apenas para perguntar a frequência e intensidade dos sintomas, ambas ficaram caladas.
- Algo mais?
- Não, acho que é isso.
- E o que está causando todos esses sintomas, você tem alguma ideia?
- Mas … eu não sei, a senhora é a médica, eu não sei …
- Claro, eu que sou a médica, mas você que vive a sua vida, sabe o que come, até escondido. Sabe o que bebe, sabe o quanto dorme. As suas preocupações, o real estilo de vida. A história da sua família, as doenças e desavenças. As tretas e provocações. O quanto te magoaram, vacinaram, cuidaram, deixaram de lado e surpreenderam, pro bem ou pro mal. Se as pessoas te ouviram ou te calaram, reprimiram e elogiaram…
- Mas achei que essa era uma consulta …
- … médica? Sim, essa é uma consulta médica, mas as pessoas carregam muitas coisas além do corpo.
- Entendi …
- E tem muita gente que vem aqui com o diagnóstico pronto, o que na verdade poupa meu trabalho. Às vezes por perceberem algo que a medicina ainda não descobriu, às vezes por desconfiança do meu conhecimento. Tem também quem já consultou com o Dr. Google ou, mais recentemente, com a Dra. Chat GPT, mas não conseguiu se decidir entre os diagnósticos oferecidos.
- Mas eu …
- Tem também muito doutor que vem aqui, com o diagnóstico dado pela vizinha ou pela amiga no zap, mas só precisa de uma receita ou o pedido de exame.
- Não, eu …
- Ah, entendi! Você, só quer um atestado porque está cansada de trabalhar, e a pressão do mundo é demais pra sua mente inquieta?
- Eu só …
- Sim, você só o que? Fala, seja sincera!
- Eu realmente só quero melhorar pelas mãos de um profissional, que tem o conhecimento e os meios.
- Ótimo, parabéns, acho que você entendeu! Agora que tudo está esclarecido e todos os personagens já sabem seus papéis, vamos começar a consulta de verdade examinando você.
- Mas não precisa de exame Doutora. Eu só preciso mesmo de um remédio pra emagrecer, outro pra dormir, outro pra ansiedade e um atestado de um mês, com possibilidade de renovar, pode ser?