INFRAESTRUTURA

Serra Gaúcha contará com investimento estadual de R$1,2 bilhão para obras de estradas e pontes

Investimentos contemplam rodovias e pontes afetadas pelas enchentes de 2024, reforçando a infraestrutura para futuros eventos climáticos

Serra Gaúcha faz parte de investimento estadual de R$1,2 bilhão para obras
Foto: Maurício Tonetto/Secom

Serra Gaúcha - O governador Eduardo Leite anunciou, nesta segunda-feira (20), um investimento de R$ 1,2 bilhão em obras de resiliência climática para estradas e pontes do Rio Grande do Sul, com destaque para a região da Serra Gaúcha. As intervenções visam reparar os danos causados pelas enchentes de 2024 e fortalecer a infraestrutura contra futuros eventos climáticos extremos.

Durante a solenidade no Palácio Piratini, Leite e o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, assinaram contratos para a execução de três pontes e obras em 11 rodovias, distribuídas em 15 lotes, abrangendo diversas regiões do Estado.

“É um conjunto de obras que inequivocamente merecia um tratamento diferenciado para uma contratação emergencial, mantendo todo o rigor técnico. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem e toda a estrutura do governo vão acompanhar intensamente o processo para que os prazos sejam cumpridos. Assim, poderemos restabelecer a normalidade e também dar resiliência para as estradas. Não é só sobre retomar a rodovia ou a ponte, é sobre garantir que essas estruturas sejam capazes de suportar novos eventos climáticos”, afirmou o governador.

Entre as rodovias contempladas na Serra Gaúcha estão a ERS-431, que liga Bento Gonçalves a Santa Bárbara, e a ERS-444, que conecta Bento Gonçalves/Monte Belo do Sul a Santa Tereza. Além disso, a ERS-448, que liga Nova Roma do Sul ao Rio das Antas e depois a Farroupilha, também será beneficiada. Bem como, algumas das pontes que receberão investimentos são a de Vista Alegre do Prata na ERS-441 e a de Faxinal do Soturno no km 35 da ERS-348.

As obras fazem parte do Plano Rio Grande, um programa de reconstrução e adaptação climática do Estado, lançado em 2024. Do total investido, R$ 1,18 bilhão será destinado a rodovias e R$ 65,6 milhões a pontes. A seleção dos locais foi baseada em sete critérios, incluindo situação das estradas, impacto na economia local e saúde, e volume de tráfego.

O secretário Juvir Costella destacou a importância dos investimentos para a reconstrução do Estado.

“Este é um momento em que conseguimos devolver ao povo gaúcho aquilo que lhe pertence, que é o direito de recomeçar a partir da reconstrução de estradas, de pontes e de um Rio Grande ainda mais forte e resiliente”, disse.

Com o início das obras previsto para os próximos meses, a expectativa é que a região da Serra Gaúcha e regiões vizinhas recuperem rapidamente a normalidade e fortaleçam suas infraestruturas para enfrentar futuros desafios climáticos. Sobretudo, as intervenções contarão com estudos do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, que consideram projeções de mudanças climáticas e riscos associados a eventos extremos.

Vale dos Vinhedos fora do plano?

Apesar do investimento nas rodovias, um trecho do principal roteiro turístico na Serra Gaúcha não será beneficiado. Cerca de 14 quilômetros do Vale dos Vinhedos, na antiga ERS-444, foram municipalizados pela Prefeitura Municipal há anos atrás. Portanto, não farão parte da revitalização.

Entretanto, a gestão do prefeito Diogo Siqueira promete uma revitalização da intitulada “Estrada do Vinho”. De acordo com a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, a obra deverá ser feita somente após a construção, em andamento, de uma ciclovia no trecho em questão. A extensão total será analisada posteriormente.

“Já temos um trecho de 1,25km licitados para iniciar logo que a ciclovia acabar”, informou a assessoria da Prefeitura.

Obras que receberão investimento

Pontes

  • Ponte de Vista Alegre do Prata – ERS-441 – R$ 17,4 milhões;
  • Ponte de Faxinal do Soturno – km 35 ERS-348 – R$ 14,7 milhões;
  • Ponte do Arroio Capivari (Alegrete) – ERS-507 – R$ 7,2 milhões;
  • Ponte de Feliz – VRS-843 (já anunciada, em fase de elaboração de projeto);
  • Ponte de Itati – ERS-417 (já anunciada, em fase de elaboração de projeto);
  • Ponte de Sinimbu – RSC-471 (já anunciada, em fase de elaboração de projeto).

Lotes de rodovias

  • ERS-332 – Encantado a Anta Gorda e Anta Gorda a Soledade – 92 km, em até 24 meses – R$ 200,4 milhões;
  • ERS-431 – Bento Gonçalves a Santa Bárbara (São Valentim do Sul) – 22,85 km, em até 18 meses – R$ 101 milhões;
  • ERS-444 – Bento Gonçalves/Monte Belo do Sul a Santa Tereza – 13,28 km, em até 24 meses – R$ 92 milhões;
  • ERS-448 – Nova Roma do Sul ao Rio das Antas e Rio das Antas a Farroupilha – 38,86 km, em até 24 meses – R$ 118 milhões;
  • ERS-452 – Bom Princípio (Entr. ERS-122) a Caxias do Sul (Entr. BR-116) – 27,52 km, em até 12 meses – R$ 51,7 milhões;
  • VRS-826 – FelizAlto FelizFarroupilha (Entr. ERS-122) – 19,56 km, em até 12 meses – R$ 52,8 milhões;
  • ERS-129 – Estrela a Roca Sales – 27,31 km, em até 18 meses – R$ 55,9 milhões;
  • ERS-149 – Entr. RSC-287 (p/ Santa Maria) a Nova Palma – 32,98 km, em até 24 meses – R$ 79 milhões;
  • ERS-348 – Dona Francisca a Agudo e Entr. ERS-149 (São João do Polêsine) a Dona Francisca – 22,83 km, em até 12 meses – R$ 203 milhões;
  • ERS-437 – Vila Flores ao km 9+200 e Vila Flores a Antônio Prado – 16,6 km, em até 24 meses – R$ 130,2 milhões;
  • ERS-640 – São Vicente do Sul a Rosário do Sul – 64,23 km, em até 12 meses – R$ 98,2 milhões.