
A Codeca assume a obra do acesso ao bairro Planalto após rescisão do contrato da Prefeitura de Caxias do Sul com a empresa AF Construtora, de Manaus, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (18). O contrato deve ser assinado em agosto.
A rescisão com esta empresa, também contratada após licitação, se deve ao descumprimento do cronograma físico-financeiro para a conclusão integral da obra. A AF Construtora executou apenas um trecho da camada de asfalto na Av. Marcopolo, levantamentos topográficos e iniciou a escavação para a ampliação da alça de acesso na BR-116.
Segundo o engenheiro Reinaldo Toscan Neto, diretor do Escritório de Projetos da Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas, vários serviços ainda faltam ser executados.
“Ainda faltam as drenagens, as travessias na BR-116, a pavimentação da alça de acesso, toda a fresagem da BR, a alça em si tem que ser executada ainda, algumas calçadas, asfaltamento e sinalização”, enumera.
Reformulação do Trevo de Acesso ao Bairro Planalto
A reformulação do trevo de acesso ao bairro Planalto é uma obra aguardada há mais de 40 anos pela comunidade local. As obras iniciaram em novembro de 2023 e a previsão inicial de conclusão era julho de 2024. A primeira empresa vencedora da licitação desistiu dos trabalhos e agora esta teve o contrato rescindido. O investimento do município é de R$ 4,5 milhões, por meio de empréstimo junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).
Nesse meio tempo, a Prefeitura fez diversas melhorias na Av. Marcopolo. A Secretaria Municipal de Obras (SMO) executou manutenções nas redes de drenagem e instalou novas bocas de lobo, além da construção das calçadas e canteiros para dar mais segurança aos pedestres. Já a Codeca aplicou a primeira camada de asfalto para melhorar a mobilidade dos veículos.
Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul