OBRAS

Recuperação de ponte e pavimentação de estrada alteram o trânsito no Vale do Taquari

Com intervenções simultâneas, CCR Via Sul e Prefeitura de Lajeado realizam obras na ponte da BR-386 e na avenida Senador Alberto Pasqualini

Obras estratégicas avançam no Vale do Taquari
Foto: CCR Via Sul / Divulgação

Duas obras de grande relevância para o Vale do Taquari marcam esta quarta-feira (4). Primeiramente, a CRR Via Sul inicia uma nova etapa de recuperação estrutural da ponte Norte (sentido interior) do Rio Taquari, na BR-386. Será reforçada as fundações, consolidando a segurança de uma das principais rotas de acesso à região. A estrutura é crucial para a ligação entre Lajeado à Estrela.

No local, as equipes da CCR Via Sul trabalham com tecnologia offshore, utilizando balsas e mergulhadores para a execução de estacas raiz e instalações de camisas metálicas nos tubulões submersos. As intervenções ocorrem em paralelo à remoção de detritos e recuperação de pilares, já concluída no último mês.

A conclusão da obra está prevista para março de 2025, com o objetivo de garantir maior durabilidade e estabilidade à ponte.

Intervenções na ponte

A pista Norte (sentido interior) da rodovia sobre a ponte do rio Taquari está interditada desde o dia 21 de setembro. A Concessionária tomou esta ação após detectar novas alterações nos monitoramentos constantes realizados na estrutura, que perceberam o surgimento de anomalias mais severas no dispositivo.

Como resultado, o fluxo na rodovia opera em sistema de contrafluxo, sendo uma faixa em cada sentido e uma terceira operando de forma reversível. Ou seja, auxilia o trânsito conforme o movimento mais intenso, sentido capital ou interior. Quando é verificada a necessidade de inversão, a mobilização das equipes é feita com uma retenção rápida e temporária do tráfego, de forma a reorganizar a sinalização com os cones. A equipe libera o fluxo na nova disposição em seguida.

Atualmente, a CCR Via Sul trabalha com o tempo médio de 30 minutos para cada sentido na faixa reversível, podendo variar de acordo com a intensidade do tráfego. De acordo com o gerente de operações da Concessionária, Paulo Linck, outro ponto observado é um aumento na necessidade de interferência para correção na sinalização feita com os cones.

“Em razão da grande movimentação de veículos no local que deslocam ou retiram os equipamentos do lugar. Assim, para cada intervenção corretiva, é preciso interromper temporariamente o trânsito”, explica Linck.

A Concessionária orienta aos motoristas para que programem seus trajetos de forma a evitar imprevistos durante o período de execução das obras emergenciais. Ademais, reforça que segue monitorando a estrutura, intervindo de forma a manter a segurança dos motoristas, quando necessário.

Obras de asfaltamento

A segunda intervenção será realizada pela Prefeitura de Lajeado, que avança com a pavimentação asfáltica da avenida Senador Alberto Pasqualini. A cheia histórica de maio danificou o trecho fundamental para a movimentação da população, próximo à Ponte de Ferro.

Obras no acesso à Ponte de Ferro | Foto: Prefeitura de Lajeado / Divulgação

A previsão de chuva no fim de semana antecipou este trabalho, em Lajeado. O trecho de cerca de 300 metros, que conecta a ponte sobre um arroio e a cabeceira da Ponte de Ferro, recebe duas camadas de asfalto, totalizando 400 toneladas de material. As obras, iniciadas às 7h desta quarta-feira (4), devem ser concluídas na sexta-feira (6). Haverá controle temporário do trânsito para minimizar impactos aos motoristas.

Ambos os projetos reforçam o compromisso das autoridades e empresas envolvidas com a segurança e funcionalidade da infraestrutura local, especialmente após os danos causados pelos eventos climáticos recentes.