OBRA ESTRATÉGICA

Reconstrução de talude entre Caxias do Sul e Flores da Cunha chega na fase final de obras

Serviço no km 81,6 da ERS-122 deve ser concluído em outubro

Fotos: Romulo Gomes Pereira/Divulgação
Fotos: Romulo Gomes Pereira/Divulgação

As obras de reforço na ERS-122, com a reconstrução de um talude no km 81,6, em Caxias do Sul, entraram em sua fase final. A intervenção, que recupera o trecho atingido por deslizamentos ocorridos em maio de 2024, está 80% concluída e tem previsão para ser encerrada em outubro. O local fica próximo à Linha 40 e integra o plano de prevenção da Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG).

Os serviços envolvem limpeza e supressão vegetal, terraplanagem, implantação de canaletas e bueiros para drenagem, além da instalação de drenos horizontais profundos (DHPs) para remover a água do maciço rochoso. A proteção final vai contar com uma tela de aço eletrossoldada e concreto projetado, para garantir maior estabilidade às encostas. O tráfego de veículos não foi afetado.

Os serviços realizados de janeiro a agosto incluem 7 mil metros de perfurações, mais de 13 mil quilos de tela implantados e 394 metros cúbicos de concreto projetado. O investimento total é de R$ 20 milhões. Conforme o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, a intervenção é fundamental para aumentar a segurança do trecho.

Duplicação da ponte sobre o Arroio Tega

Em outro ponto da rodovia, a duplicação da ponte sobre o Arroio Tega, no km 73 da ERS-122, registra 55% de execução. A obra é parte do projeto de duplicação do Contorno Norte de Caxias do Sul. Todas as 34 vigas estruturais necessárias já foram produzidas em uma fábrica instalada no canteiro.

Para Ricardo Peres, a nova ponte é uma das principais entregas para melhorar a fluidez e segurança do trecho. A obra, iniciada em 29 de janeiro de 2025, alcançou a metade da conclusão em menos de um ano. Os R$ 50 milhões investidos são provenientes da arrecadação do pedágio eletrônico Free Flow.

A ponte, com 267,95 metros de comprimento e 12 metros de largura, possui capacidade para veículos TB-450. Seu desenho prevê faixas de rolamento de 3,6 m, acostamentos de 2,5 m e faixas de segurança. Um total de 75 trabalhadores atuam no local.

Medidas foram tomadas para evitar interrupções no tráfego, como a instalação de uma estrutura provisória. Até o momento, foram concluídas 163 estacas e 130 metros de pilares na nova ponte.