Bento Gonçalves - O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, determinou a suspensão da abertura de novas obras de saneamento pela Corsan/Aegea até a conclusão dos serviços em andamento na cidade. A medida foi anunciada nesta terça-feira (11), durante vistoria às obras de ligação da nova rede de esgoto no bairro Santa Helena, acompanhado do vice-prefeito Amarildo Lucatelli.
A decisão ocorre após uma série de reclamações da população sobre falta de reparos nas vias, interrupções no abastecimento de água, aumento abrupto nas faturas e vazamentos. Somente no Procon, 79 queixas foram registradas até a última segunda-feira (10).
Fiscalizações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) apontaram que, no último mês, foram emitidas 14 notificações relacionadas a 44 valas abertas, além de obras em andamento na Avenida São Roque e nas ruas Nelson Carraro e Vitório Carraro. Entre os principais problemas identificados estão afundamentos no solo devido à compactação inadequada e reparos mal executados no pavimento, que comprometem a segurança e a mobilidade urbana.
“Não podemos deixar que mais obras sejam realizadas se essas que estão em andamento não estão concluídas da maneira correta. Quem sofre é o cidadão que enfrenta a poeira na frente de casa, pode cair com os paralelepípedos irregulares e não tem a sua rua com o conserto da forma que deve. Estamos em contato com a presidência da Corsan e notificando essas situações para que imediatamente sejam realizadas melhorias”, disse o Prefeito.
A prefeitura também afirma que já encaminhou a situação para a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). Procurada pela reportagem, até o momento, a Corsan/Aegea não se manifestou sobre o caso.
Prefeitura x Corsan
Não é a primeira vez que o prefeito critica a Corsan. Em 2024, Siqueira anunciou uma multa de R$ 1,5 milhão contra a concessionária por suposto descumprimento de obrigações. No entanto, a empresa afirmou nunca ter sido notificada oficialmente, e a penalidade não foi aplicada. Com novas medidas anunciadas, a população aguarda para ver se, desta vez, as ações serão efetivamente executadas.