Intervenções incluem implantação de redes de coleta de esgoto
Intervenções incluem implantação de redes de coleta de esgoto. | Foto: Patrick Alessi/Grupo RSCOM

A Prefeitura de Bento Gonçalves determinou, nesta segunda-feira (02), a suspensão da abertura de novas obras de saneamento da Corsan/Aegea nas vias públicas. A ordem vale até a conclusão de todos os serviços em execução no município.

A decisão veio após o setor de fiscalização receber diversas reclamações. Moradores relataram falta de recomposição das vias, interrupções no abastecimento, vazamentos e outros problemas.

Equipes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) vistoriaram trechos das ruas Reinaldo Giacomello, Guilherme Fontanari, Venâncio Albano Fiametti, Armando Garbin, Itália Brandalise, Pinto Bandeira, Tocantins, entre outras.

Nas inspeções, os fiscais encontraram valas abertas sem compactação adequada. O problema tem causado afundamentos e irregularidades. Os reparos no pavimento também foram considerados inadequados, com desníveis que comprometem a segurança e a mobilidade.

“Novamente solicitamos a suspensão da execução de novas obras até que a empresa conclua os serviços em andamento. Quem sofre é o cidadão, com valas abertas que prejudicam o trânsito e a segurança”, afirmou o prefeito Diogo Siqueira.

Reclamações e Manifestações da População

Nesta semana, a reportagem do Grupo RSCOM recebeu novas queixas. Uma moradora do Distrito Industrial disse enfrentar falta de água há quase uma semana. Segundo ela, o abastecimento ocorre de madrugada, mas falta durante o dia. A moradora afirma que já ligou várias vezes para a Corsan, sem solução.

No bairro Santa Helena, outra moradora relatou transtornos com obras de esgoto.

“As ruas do Santa Helena estão quase todas com intervenções. Às vezes ficam dias para ajustar uma rua e fecham daquele jeito. Isso vem desde outubro. Além disso, as faltas de água são frequentes. No Santo Antão, na semana passada, ficou dois dias sem água”, disse.

Procurada pela reportagem, a Corsan ainda não se manifestou até a publicação desta matéria.