
A construção da ponte entre Nova Pádua e Nova Roma do Sul avançou com a conclusão da licitação, vencida pela Zanco Construtora Ltda., que apresentou proposta no valor de R$ 14,1 milhões. O certame foi realizado na última semana.
A estrutura substituirá a atual travessia por balsa no Rio das Antas e deverá garantir ligação permanente entre os dois municípios, ampliando a segurança e a eficiência no deslocamento de moradores, produtores e turistas.
Garantia de recursos para a obra
Parte dos recursos foi assegurada em dezembro de 2024, com a inclusão da obra nas emendas da bancada gaúcha ao Orçamento da União de 2025, o que garantiu R$ 8,3 milhões para completar o investimento necessário.
O edital da obra foi lançado em setembro de 2025, com abertura da licitação eletrônica em 22 de dezembro, na modalidade de menor preço. A contratação prevê a elaboração dos projetos e a execução da ponte.
Financiamento e Próximos Passos
O financiamento envolve recursos do Ministério da Integração, da Ceran e contrapartidas dos municípios de Nova Pádua e Nova Roma do Sul. A expectativa é de que as obras tenham início no primeiro trimestre de 2026, após a finalização dos trâmites administrativos.