Rio Grande do Sul - A pavimentação da ERS-427, rodovia que liga Cambará do Sul ao Parque Nacional Aparados da Serra, no Cânion Itaimbezinho, segue em andamento e promete melhorar o acesso a uma das principais atrações turísticas do Rio Grande do Sul. Com investimento de R$ 36,5 milhões do Tesouro do Estado, a obra é executada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes.
Atualmente, os trabalhos se concentram nos primeiros 3,5 quilômetros dos 17 previstos, com serviços de terraplenagem, aplicação de asfalto e melhorias na estrutura da estrada. A drenagem já foi concluída até o km 2,5, e a terraplenagem chegou ao km 2,9. A conclusão da pavimentação da ERS-427 está prevista para o final de 2026.
Para o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, a pavimentação tem grande impacto para o turismo estadual.
“Essa pavimentação é essencial para alavancar o potencial turístico do Rio Grande do Sul, proporcionando um acesso mais seguro e confortável ao Parque Nacional Aparados da Serra, que é uma joia natural do nosso estado. Com isso, esperamos atrair ainda mais visitantes e fortalecer a economia da região”, destacou Costella.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, afirmou que a obra deve ganhar ritmo nos próximos meses.
“Os trâmites para a licitação do segmento entre os km 17 e 23 estão em andamento, e aguardamos a finalização dos projetos e licenciamentos ambientais para o trecho entre os km 11 e 17. Nosso objetivo é concluir a obra dentro do prazo, garantindo que a infraestrutura ofereça segurança e qualidade aos usuários”, explicou Faustino.