A Prefeitura de Bento Gonçalves informou nesta quinta-feira (27) que, devido às obras na Via Trento, o acesso ao Vale dos Vinhedos deve ser feito pela ERS-444. A via passa por preparação para receber pavimentação asfáltica.
Entre os serviços já executados, foi concluída a drenagem do morro, com a instalação de tubulações de diferentes diâmetros, caixas coletoras e trincheiras de drenagem, além de um extenso trabalho de escavação. O investimento já soma cerca de R$ 7 milhões.
Segundo a Prefeitura, a liberação do tráfego será feita gradualmente, conforme o avanço dos trabalhos, mas ainda não há prazo para conclusão. A obra abrange um trecho de 1,3 km, da ponte sobre o Arroio Pedrinho até a rua Maria Oselame Longhi.
Paralisação e impacto turístico
Os trabalhos na Via Trento ficaram paralisados entre o fim de novembro de 2024 e a segunda quinzena de janeiro de 2025, causando transtornos e reclamações de moradores e comerciantes da região. Com a estrada quase intransitável, o tráfego e o turismo na região foram impactados.
A Via Trento é fundamental para o acesso ao Vale dos Vinhedos, região que concentra vinícolas, restaurantes e pousadas, sendo peça-chave para o turismo e a economia local.