MANUTENÇÃO

Obras na Ponte de Ferro, em Feliz, avançam para etapa final

Tráfego de veículos leves é autorizado entre às 17h30 e às 7h30, e durante todo o final de semana

Obras na Ponte de Ferro, em Feliz, avançam para etapa final
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Feliz

As obras de reforma da Ponte de Ferro, em Feliz, ainda estão em andamento, com o foco nas etapas de acabamento. Apesar de alguns trabalhos, como o enroncamento – proteção com pedras às margens – e a colocação de gabiões, ainda estarem pendentes, essas atividades não afetam diretamente a parte superior da ponte, permitindo que outros reparos prossigam.

No dia 4 de outubro, a estrutura foi liberada de forma parcial para o tráfego de veículos leves, antecipando a data prevista de liberação, que era 15 de outubro. A abertura do trânsito no local ocorre entre às 17h30 e às 7h30 e durante todo o final de semana.

A ponte estava bloqueada para manutenção desde 15 de julho. A passagem de pedestres foi mantida apenas pelo passeio lateral. Os trabalhos incluíram a correção de rachaduras, instalação de cintas metálicas, construção de vigas, maqueamento hidráulico para elevação da estrutura, hidrojateamento, substituição de peças metálicas, pintura de toda a estrutura, dentre outros serviços. O pilar sul da travessia foi danificado pela cheia do Rio Caí, em maio, quando atingiu 14 metros, alcançando a base da estrutura. 

Conclusão

Entre as principais intervenções que estão sendo realizadas, destacam-se a pintura e a substituição de pequenas peças corroídas pela ferrugem. Embora sejam elementos de menor dimensão, sua troca é crucial para manter a integridade do aço e prolongar a vida útil da ponte. Além disso, ajustes em vergas, contra-vergas e a elevação do corrimão estão sendo realizados simultaneamente, o que justifica o fechamento diário da ponte para garantir a segurança dos trabalhadores e dos usuários.

Contudo, como as condições climáticas têm grande influência no andamento das obras, o cronograma de finalização total dos trabalhos ainda não foi divulgado pelo poder público.

Veículos pesados e maiores não serão permitidos na Ponte de Ferro e a rota desses veículos passa pela nova ponte baixa entre os bairros Arroio Feliz e Picada Cará, inaugurado no dia 12 de outubro.