
As obras de manutenção e melhorias na rua Barão do Rio Branco, em Farroupilha, estão ocorrendo na manhã desta quinta-feira (8). Os trabalhos estão concentrados no entroncamento da RSC-453 até a rua José Gasperin e incluem fresagem, limpeza da pavimentação existente e aplicação de nova camada asfáltica.
A execução está sendo feita inicialmente apenas no lado direito para quem sobre com direção ao Centro, mantendo o outro liberado para o trânsito local, com flexibilização gradual do fluxo conforme o avanço das etapas. Ao todo, a obra tem extensão de aproximadamente 900 metros.
Quem transita no sentido Caxias do Sul a Farroupilha poderá seguir pelo viaduto sobre a rua Barão do Rio Branco e utilizar o acesso no trevo da Avenida Santa Rita. O mesmo vale para quem faz o deslocamento vindo dos bairros Medianeira e São Roque, utilizando a via lateral da rodovia.

Outra alterativa para os condutores é utilizar a via lateral da RSC-453, realizar o retorno por baixo do viaduto, e acessar a rua Raimondo Paschero, seguir pela Tomazo Radaelli, e acessar novamente a Barão do Rio Branco. Já para quem faz o sentido Farroupilha a Caxias do Sul e deseja acessar a cidade neste ponto, poderá utilizar a rua Marechal Deodoro da Fonseca e, se assim desejar, voltar para a Barão por meio da rua Castro Alves.
Para quem deseja sair de Farroupilha utilizando a Barão do Rio Branco, deverá acessar a rua Tomazo Radaelli e seguir até a Raimondo Paschero, para após acessar a rodovia estadual.
Mudanças no projeto original das obras
Após duas reuniões com empresários localizados na região da rua Barão do Rio Branco, foram definidas, na última terça-feira (6), mudanças no projeto de readequação viária da via. As alterações foram aprovadas pela maioria dos cerca de 30 participantes presentes no Salão Nobre da Prefeitura e passam a integrar o planejamento das obras.
Entre as mudanças aprovadas está a retirada das vagas de estacionamento no lado leste da via, permitindo a criação de duas faixas de circulação no sentido Centro–RSC-453. No lado oposto, foi definida a manutenção das vagas de estacionamento, preservando o perfil atual da rua no sentido RSC-453–Centro. Também ficou decidido o deslocamento dos pontos de carga e descarga para ruas adjacentes, além do reposicionamento dos contêineres para vias laterais.
Outras adequações no projeto
O projeto ainda prevê a remoção da rótula, que ocorreu nesta quarta-feira (7), e a ampliação do passeio no cruzamento com a rua Independência, a instalação de dispositivos de segurança para pedestres ao longo da via e a realização de um estudo técnico sobre a possibilidade de proibição de conversões à esquerda em determinados trechos.