INFRAESTRUTURA

Governo estadual faz vistoria em obra de ponte entre Lajeado e Arroio do Meio

Ponte facilitará a logística entre os municípios; secretário do estado e presidente da EGR vistoriaram obra nesta sexta-feira (10)

Governo estadual faz vistoria em obra de ponte entre Lajeado e Arroio do Meio
Foto: Fabricio Santos/ Selt

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luís Fernando Vanacôr, vistoriaram nesta sexta-feira (10), a construção da nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, que conecta os municípios de Lajeado e Arroio do Meio. Acompanhados por autoridades locais, empresários e membros da comunidade, os líderes destacaram o progresso significativo das obras, que estão focadas na construção dos pilares da estrutura.

A nova ponte, que terá 172 metros de extensão, é 51 metros mais longa e cinco metros mais alta que a antiga, e incluirá duas faixas de tráfego. Além disso, haverá espaços para pedestres e ciclistas.

Atualmente, a equipe trabalha simultaneamente na construção dos dez pilares que sustentarão a ponte. Segundo o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, essa obra é crucial para a melhoria da mobilidade no Vale do Taquari.

“Acompanhamos de perto o andamento desta obra fundamental para o Vale do Taquari. Seguiremos trabalhando para que a ponte seja entregue à sociedade”, destacou Costella.

Ao mesmo tempo que os pilares são construídos, o parque fabril segue com a produção das vigas e das lajes pré-moldadas. Nas extremidades, está em construção o aterro de nivelamento da ERS-130 com a nova ponte. O projeto prevê uma rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte em ambos os lados.

Conforme o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, após a construção dos pilares, a empresa iniciará a montagem da treliça. Essa estrutura é responsável pelo transporte e o encaixe das vigas e das peças pré-moldadas até a ponte.

“Todas essas etapas são cruciais para o andamento da obra e para o cumprimento do cronograma”, disse Vanacôr.

Alternativa além da ponte

Além da ponte, liberaram uma nova travessia do tipo “passagem molhada” sobre o Rio Forqueta, que otimiza o trânsito entre Lajeado e Arroio do Meio. Ela permite que veículos trafeguem com maior facilidade e reduzindo o tempo de deslocamento. A construção da estrutura, de 400 metros de extensão, utilizou galerias de concreto armado e pavimento reforçado, garantindo segurança e durabilidade.

A EGR também iniciou uma força-tarefa nesta quinta-feira (9) para manutenção das estradas municipais utilizadas como desvio durante a construção. A ação assegura melhores condições de tráfego e conforto para os usuários. Ademais, um caminhão pipa realiza a umidificação constante do trecho em obras para auxiliar na contenção da poeira.

Com a continuidade das obras, a nova ponte promete ser um marco na infraestrutura local, melhorando significativamente a logística e a segurança para motoristas e moradores da região.