As obras de reconstrução da Ponte de Santa Bárbara, na ERS-431, entre Bento Gonçalves e São Valentim do Sul, entram em nova etapa a partir de setembro, quando será iniciado o trabalho de perfuração para instalação das estacas que comporão a fundação da estrutura.
Atualmente, os serviços concentram-se na demolição da ponte antiga, destruída pelas enchentes de setembro de 2023. Essa fase deve ser concluída até o fim de agosto, conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Até o momento, não há previsão de atrasos no cronograma.
Nova Ponte de Santa Bárbara
O projeto, executado pela Vereda Engenharia, prevê uma ponte de 320 metros de extensão — 51 metros a mais que a anterior —, com maior largura e capacidade de carga. As obras também incluem melhorias nos acessos, totalizando 724 metros de intervenções viárias.
Desde a queda da estrutura, a travessia passou a ser feita por balsa, solução provisória que tem causado dificuldades no transporte de moradores e da produção agrícola e industrial.
Impacto e Investimento
Com investimento de R$ 31,3 milhões dos governos federal e estadual, a nova ponte é considerada estratégica para a integração entre o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha. A entrega está prevista para meados de 2026.