ACORDO

Cronograma de obras de saneamento básico em Arroio do Sal é antecipado para 2026

Compromisso foi firmado em reunião do Município com executivos da Corsan; as intervenções estavam previstas inicialmente para 2027

Foto: Corsan/Divulgação
Foto: Corsan/Divulgação

Arroio do Sal e Rio Grande do Sul - Arroio do Sal avançou nas negociações para antecipar as obras de saneamento básico para o ano de 2026. O prefeito Luciano Pinto e o secretário de Meio Ambiente, Adauri Cabral, participaram de uma reunião em Porto Alegre com executivos da Corsan, incluindo JJ (José João de Jesus da Fonseca), do ex-diretor Sérgio Klein e de André Busnello, diretor jurídico do Porto Meridional.

O objetivo foi consolidar a antecipação do cronograma, já que as intervenções estavam previstas apenas para 2027. Com a construção do Porto Meridional e novos investimentos na região, a gestão pública prioriza a cobrança de agilidade desses serviços.

A Corsan se comprometeu a incluir as verbas necessárias para as obras no orçamento da empresa para 2026. Luciano Pinto classificou o encontro como muito positivo e lembrou os prejuízos que o município enfrentou com embargos ambientais, que atrasaram o desenvolvimento.

“As obras em 2026 são fruto da cobrança que fizemos para a Corsan”, afirmou o prefeito, ressaltando o caráter estratégico do saneamento para moradores e veranistas.

O pedido formal de alteração do cronograma já havia sido enviado pela prefeitura na semana anterior, com a indicação do local para a Estação Elevatória de Esgoto (EEE).